Copom corta 0,25 ponto percentual da Selic
O Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central (BC) divulgou o novo índice da taxa básica de juros da economia, a Selic: 10,5% ao ano. O índice está 0,25 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa anterior (10,75%), que havia sido definida em 21 de março. Este é o menor patamar de juros desde março de 2022.
A redução do Copom interrompe uma sequência de seis cortes consecutivos de 0,5 p.p na Selic. Essa sequência havia começado em agosto do ano passado, quando o índice passou de 13,75% para 13,25%.
Considerando a evolução do processo de desinflação, os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 10,50% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2025. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego.
“O ambiente externo mostra-se mais adverso, em função da incerteza elevada e persistente referente ao início da flexibilização de política monetária nos Estados Unidos e à velocidade com que se observará a queda da inflação de forma sustentada em diversos países”, explicou o Copom para justificar que o cenário, considerando a evolução do processo de desinflação, entre outros aspectos, exige cautela por parte de países emergentes.
A votação, que aconteceu nesta quarta, 8 de maio, para definir a taxa Selic foi bastante dividida. Cinco membros, entre eles Roberto Campos, presidente do BC, votaram pela redução de 0,25 p.p. na taxa de juros. Os outros quatro membros votaram pela redução de 0,5 p.p.