Conteúdo e mídia lideram interconexão na AL, aponta relatório
Na América Latina, o maior segmento do setor de interconexão, de acordo com os dados do Global Interconnect Index volume 2, lançado globalmente hoje, 18, pela Equinix, multinacional de data centers, é o de conteúdo e mídia digital. Espera-se que essa posição seja mantida até 2021, quando somará 276 Tbps representando 35% do total de velocidade de Interconexão na região. Depois dele vêm os segmentos de serviços de cloud e TI e bancos e seguros.
Nove dos 11 segmentos do setor analisados no relatório estão crescendo à uma taxa anual composta (CAGR) de mais de 60%. O maior crescimento previsto é o de energia e concessionárias de serviços públicos, com 93%. “O crescimento da interconexão na América Latina, de 59%, superior às demais regiões, mostra que há uma grande demanda reprimida”, diz Wellington Lordelo, diretor de Marketing e Soluções da Equinix.
A vertical de enterprise deve crescer à uma sólida CAGR de 71% até 2021, embora o setor continue representando uma proporção relativamente mais baixa do tráfego total de Interconexão, com 39%.
71% da velocidade de interconexão deve ser usada para trocas com operadoras. No movimento dentro do ecossistema digital, o maior crescimento no período estudado, entre 2017 e 2021, deverá se dar na interconexão com provedores de nuvem e serviços de TI, que, mesmo assim, vão representar em 2021, um quarto da velocidade de interconexão consumida para as trocas com as operadoras (116 Tbps contra 537 Tbps).