Consultoria de tecnologia cria plataforma para implantação de IA
A consultoria Keeggo lançou um novo serviço focado na integração da IA ao desenvolvimento de produtos digitais. Batizado de Neo, é uma espécie de framework que auxilia na avaliação de como a empresa está na esteira de implantação da IA e aponta qual o melhor uso da tecnologia.
“A partir do feedback dos clientes, montamos essa plataforma para aprimorar o processo de consultoria. Ou seja, não inventamos a roda, apenas evoluímos o nosso portfólio permitindo observar o nível de maturidade digital do cliente e apontar como a IA pode se encaixar para maximizar resultados”, explica Vitor Roma, chief executive officer (CEO) da Keeggo.
Com clientes como Santander e Cielo, a consultoria quer crescer no mercado e mira com atenção especial o setor financeiro. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o sistema bancário do país dobrou o investimento em tecnologia nos últimos oito anos. Este ano, os bancos devem ultrapassar os R$ 47 bilhões em desenvolvimento tecnológico. Nesse mercado, há ainda as fintechs, que proliferam no país.
“Os grandes bancos estão na frente na esteira de utilização da IA, mas precisam disputar sistematicamente a preferência do cliente e nossa plataforma pode apontar alternativas para isso. Já para os que estão começando nesse mercado, uma fintech, por exemplo, o Neo pode ser útil desde o início da implantação da IA”, diz Roma.
Da avaliação à execução
Rogério Athayde, chief technology officer (CTO) da Keeggo lembra que o desenvolvimento de um produto digital é feito por fases, que vão desde a concepção, o design, a construção, passando pela fase de testes e validações. Por outro lado, há clientes que chegam com uma IA homologada, mas não conseguem utilizar todo o potencial que ela oferece. “Com o Neo, que dizemos que é um framework de adoção, torna-se possível acoplar qualquer tipo de IA num processo em fase inicial ou já existente, avaliando qual é o modelo mais aderente ao negócio”, explica.
Para isso, o primeiro passo da consultoria é realizar uma etapa chamada de discovery. “Entramos numa squad e analisamos toda a baseline do projeto para depois trabalhar nos processos e ferramentas que precisam ser acoplados na esteira de desenvolvimento. Às vezes, o cliente já possui alguma solução dentro de casa que pode ser adotada. Mas também podemos utilizar motores que permitem acoplar soluções de mercado na estrutura do cliente”, resume Athayde.
Um exemplo citado pelo executivo é a correção de códigos ainda na etapa de desenvolvimento. Nessa fase, a consultoria consegue conectar uma solução própria que utiliza IA generativa para criar diversos cenários de testes, acelerando essa fase e apontando as correções necessárias.
“A IA entra para melhorar a escrita daquele código e ainda traz insights para que se atinja segurança total. “Para cada etapa existe um conjunto de ferramentas que trazem ganho ao processo”, diz o CTO da Keeggo.
Os executivos da consultoria gostam de ressaltar que as empresas podem utilizar somente partes do framework, em vez de contratar o serviço para a esteira de desenvolvimento de ponta a ponta. “O framework permite avaliar que o processo de adoção da IA está muito bem em qualidade e em segurança, mas tem problemas em design, por exemplo, mostrando a necessidade de focar em correções nesse item”, completa Roma.