Consórcio Magalu: tempo da jornada do cliente reduz 57% com novo app

Nova plataforma, desenvolvida por Evertec + Sinqia, tem integração com Serasa PowerCurve, motor de crédito, e com a Infocar, empresa de soluções tecnológicas que faz validação de dados e documentos de veículos

Consórcio Magalu: tempo da jornada do cliente 57% com novo app
Uma redução de 57% na jornada do contemplado no Consórcio Magalu é o resultado obtido com o novo aplicativo lançado pela empresa do grupo Magazine Luiza. Com o novo app, o processo de aprovação e pagamento, que anteriormente levava em média sete dias úteis, passou a ser concluído em apenas quatro dias. A ferramenta foi desenvolvida pela Evertec + Sinqia.

“O objetivo foi otimizar o momento da contemplação do cliente e creio que isso contribui não só para o Consórcio Magalu, mas para o sistema de consórcios do país como um todo. Esse primeiro passo que demos vai influenciar outras administradoras de consórcio a fazer o mesmo e proporcionar a autonomia do cliente”, diz Alcione Melo, gerente de crédito e cobrança do Consórcio Magalu.

De acordo com Melo, a expectativa é que o tempo diminua mais ainda, já que, em cinco meses, o app deve incorporar também a assinatura eletrônica do contrato.

O desenvolvimento do app levou cerca de oito meses e, nesse período, a equipe da Evertec + Sinqia trabalhou em parceria com os profissionais do Consórcio Magalu para conhecer como funcionava o aplicativo anterior e saber quais os principais pontos poderiam melhorar a jornada do cliente.

Integrações

Uma das principais mudanças responsável pela redução de tempo em relação ao app antigo, que havia sido desenvolvido internamente pelo time do Consórcio Magalu, foi a integração tecnológica com o Serasa PowerCurve, plataforma e motor de crédito do processo de análise e concessão, e a Infocar, empresa de soluções tecnológicas que valida dados e documentos.

“As integrações estão todas na jornada. O consorciado não sai do app para analisar sua situação no Serasa. A mesma coisa com o Infocar. Ele nem precisa digitar um chassi, por exemplo, que tem 17 números. Consegue seguir rápido e ver se o veículo tem algum problema ou não. Isso facilitou bastante”, diz Vanessa Alpendre, coordenadora de projetos da Evertec + Sinqia.

Segundo a gerente do Consórcio Magalu, a função do motor de crédito é permitir que alguns casos já sejam aprovados automaticamente, sem precisar ir para avaliação de um analista. “Antes do novo app com esse motor, todos os casos tinham de passar por um analista e era ele quem dava o retorno para o consorciado. Agora, só vai para análise se houver restrições”, conta Melo.
Com o Infocar, as informações sobre o placa e o veículo escolhidos já aparecem pré-preenchidas. O cliente só precisa conferir se está tudo ok e seguir adiante.

Enquanto o cliente é direcionado, sem sair do app do Consórcio Magalu, para concluir as etapas do processo de contemplação, o back office da empresa tem informações sobre o andamento. “Qualquer ação que o cliente faz, se ele altera ou exclui algo, é visível dentro do sistema para o back office. Isso também é um ganho desse app”, afirma Tadeu Marconato, gerente de Canais Digitais da da Evertec + Sinqia.

O objetivo principal do app é facilitar a jornada, sem que o consorciado precise se deslocar até uma loja para checar alguma informação ou resolver alguma pendência. Mas, caso isso aconteça, o fato de a ferramenta registrar todo o andamento do processo também proporciona um atendimento físico mais rápido.

“A ferramenta utilizada na loja se comunica com o app. Então, se o cliente parou num determinado momento do processo e foi até uma loja, a equipe vai conseguir dar sequência sem precisar iniciar tudo novamente”, diz Melo.

Atualmente, o app está disponível para clientes contemplados no consórcio de veículos, mas a empresa já pensa em desenvolver a funcionalidade para os demais segmentos, como o de imóveis, no ano que vem.

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Simone Costa

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