Conectividade é o maior desafio para o avanço do IoT, aponta Viasat
A falta de conectividade é o principal empecilho para o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT), de acordo com o relatório “Estado da IoT Industrial em 2024“, divulgado pela Viasat. O estudo global, que entrevistou mais de 600 representantes de grandes empresas, aponta que 85% dos respondentes enfrentam dificuldades para implementar projetos de IoT devido à baixa qualidade da conexão nas áreas onde a tecnologia seria utilizada.
“Muitas empresas deixam de realizar projetos porque não têm conectividade. Isso é algo que ouvimos frequentemente, principalmente no mercado brasileiro”, aponta Leandro Gaunszer, Vice-Presidente de Fixed Broadband (FBB) para Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e Diretor-Geral da Viasat Brasil.
Segundo o relatório, a IoT se consolida como uma tecnologia estratégica em setores como agricultura, energia e transporte. No entanto, quase um terço das empresas (30%) vê a conectividade como o maior obstáculo para a expansão da IoT, e 43% das que já implementaram a tecnologia relataram problemas relacionados à conexão. Em resposta a esses desafios, a internet via satélite surge como uma solução essencial, com 50% das empresas que utilizam essa tecnologia relatando aumento de produtividade e redução de custos.
Conectividade como solução
Em áreas como mineração, onde o investimento em IoT não é prioridade, a estagnação do uso de tecnologias de internet das coisas é atribuída à baixa disponibilidade de internet confiável. A agricultura, por outro lado, é o setor que lidera a adoção de IoT, com 42% das empresas utilizando a tecnologia para o armazenamento de colheitas e 43% para a gestão de reservatórios de água.
Gaunszer enfatizou a importância de uma infraestrutura de conectividade robusta. “Ainda enfrentamos problemas de conectividade, o que leva empresas ao redor do mundo a buscar soluções de internet via satélite que sejam confiáveis e consistentes. Essa será uma peça-chave para maximizar todo o potencial da IoT”, afirma.
Desafios regionais
Na América Latina, 89% das empresas relatam desafios relacionados à conectividade, o que limita a adoção de soluções de IoT. Gaunszer ressalta que a conectividade híbrida, que combina redes terrestres e satelitais, é uma abordagem comum para mitigar esses problemas. “O satélite tem transformado esse cenário ao possibilitar o acesso em áreas remotas”.
Além disso, o estudo aponta que, apesar dos desafios, 58% das organizações latino-americanas esperam aumentar seus investimentos em IoT em 2025, o que sugere um crescimento contínuo da adoção tecnológica. A competitividade (91%) e a eficiência operacional (88%) são os principais benefícios relatados pelas empresas que já utilizam IoT, indicando uma evolução na forma como as empresas da região estão aproveitando a tecnologia.