Comunidade bitcoin se divide

Surge o bitcoin cash, uma nova moeda virtual. Seus criadores querem, com ela, acelerar os intercâmbios.

shutterstock_Lightboxx_bitcoinUma nova moeda virtual, o bitcoin cash, surgiu ontem, 1º de agosto, em decorrência de uma cisão dentro da comunidade bitcoin sobre a velocidade das transações. De concreto, uma parte da comunidade bitcoin lançou uma proposta para melhorar o bitcoin (Proposta de Melhoria do Bitcoin) com o objetivo de acelerar os intercâmbios que se realizam através dessa moeda.

Apesar desse anúncio, o valor do bitcoin se manteve estável ontem, cotado a US$ 2.775,03 (€ 2.347,37) segundo a Bloomberg. Desde a aparição do bitcoin, em 2008, foram criadas outras moedas virtuais, como ethereum (julho de 2015) e zcash (em 2016). Mas o bitcoin continua a mais popular – é uma moeda virtual autorregulada, que preserva o anonimato de seus proprietários.

As transações são realizadas com códigos cifrados que circulam na internet. A rede atua como supervisora e verifica que um bitcoin não pode ser gasto, ao mesmo tempo, em dois lugares distintos. Os usuários podem “criar” bitcoins por meio de um complexo sistema de processamento, ou seja, emprestam os recursos de máquina para o processo e recebem em bitcoin. Mas o número de bitcoins a ser criado está limitado, desde que surgiu a moeda, em 21 milhões de unidades – e esta seria a forma de controle do sistema. (Com noticiário internacional)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122