Compra da Fox pela Disney é aprovada por acionistas
Os acionistas dos estúdios 21st Century Fox aprovaram hoje, 27, a oferta de compra dos estúdios Disney, por US$ 71 bilhões. A Disney elevou sua oferta no mês passado, depois que a maior operadora de TV a cabo dos Estados Unidos, Comcast, havia oferecido US$ 66 bilhões pelo grupo.
Para ter a oferta de compra aprovada pelos órgãos anti-trust dos Estados Unidos, a Disney, dona da ESPN, se comprometeu a vender as 22 redes esportivas regionais que eram da Fox.
Esse movimento de consolidação do mercado de produção de conteúdo audiovisual foi acelerado devido ao ingresso de dois gigantes de Internet – Netflix e Amazon – na produção de conteúdo próprios.
No comunicado oficial, as empresas confirmam que o acordo inclui a Twentieth Century Fox Film, Fox Searchlight Pictures, Fox 2000, os estúdios de TV, junto com os negócios internacionais de TV a cabo. A Disney afirma no texto que a compra possibilitará a criação de mais conteúdos, possivelmente para seu serviço de streaming, que tem lançamento previsto para 2019 . (com agências de notícias).