Comba Telecom lança sistema de reconhecimento facial na AL

Sistema usa deep learning baseado em 100 milhões de faces

A Comba Telecom, fornecedor no mercado wireless, começou a vender na América Latina a solução ScanViS Series, ferramenta de controle de acesso e segurança por meio de reconhecimento facial. O sistema usa algoritmos próprios, desenvolvidos a partir de Inteligência Artificial (IA) e treinados por meio da tecnologia de Deep Learning com mais de 100 milhões de faces, segundo a empresa.

Johnny Brito, CEO da Comba no Brasil, diz que o sistema é aplicável em ambientes que necessitam de tecnologia no controle de acesso e segurança. “A solução pode ser implementada em grandes eventos ou shows, estádios, hospitais, prédios corporativos, residenciais e escolas, e também na área de segurança pública por meio do monitoramento e da análise de pessoas e placas de carros”, explica.

A solução é dividida em três frentes: ScanViS ID, que controla presença, acesso e reconhecimentos VIP; ScanViS Display, que utiliza dados do público para exibir anúncios segmentados e mensagens; e ScanViS Analyze, que rastreia dados do público, como idade, gênero, expressões e tráfego, por meio de reconhecimento facial. O ScanViS possui produtos para aplicações diversificadas: GateGuard, GateGuard Lite, VisCom, SIS e CamGuard. “Este último detecta até 10 faces em uma única cena, identifica alvos e atualiza acessos, em tempo real, em dispositivos móveis”, pontua.

Com foco em segurança pública, o sistema SIS agrega a utilização de câmeras, óculos inteligentes, aplicativos móveis para identificação de alvos e tomada de ação rápida. O sistema é 100% baseado na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, aprovada em 2018 no Brasil, e nenhuma imagem é armazenada no servidor. As fotos captadas pelo sistema passam por uma profunda análise e, em seguida, são deletadas automaticamente dos servidores, garantindo a privacidade de todos. O sistema apenas armazena dados como gênero, idade, sexo e expressões faciais, ou pontos específicos da face que serão utilizados para o fim previamente aprovado pelo usuário. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032