Com resultados acima das expectativas, BB amplia o digital
Com resultados do quarto trimestre de 2021 acima do esperado pelo mercado, o Banco do Brasil viu suas ações dispararem mais de 5% nesta terça-feira, 15. O BB registrou uma alta de 60,5% no lucro recorrente do 4T21 sobre o mesmo período do ano anterior, para R$ 5,9 bilhões e lucro líquido ajustado recorde de R$ 21 bilhões no ano de 2021, um crescimento anual de 51,4%.
A metas para 2022 são igualmente ambiciosas, conforme revelou o presidente-executivo do BB, Fausto Ribeiro, em entrevista coletiva na manhã de hoje. O banco estima lucro líquido para 2022 de entre R$ 23 bilhões e R$ 26 bilhões, com expectativa de manter sob controle a qualidade dos ativos e os custos.
A estratégia de crescimento do banco será buscar maior mix de produtos, por meio de oferta de crédito e soluções em “mar aberto” (para todo o mercado), possibilitadas após investimentos em tecnologia da informação para oferecer mais segurança nas operações. “Vamos buscar escalar soluções que iniciamos em 2021, como agro, para ampliar o mix e aumentar a margem financeira”, disse Fausto Ribeiro.
Na avaliação do executivo, o atual índice de cobertura dá margem ao banco para crescer em ativos de maior rentabilidade. “A nossa cobertura nos dá gordura necessária para poder crescer ao longo de 2022. Ainda assim a nossa projeção está acima da média do mercado”, previu.
A inadimplência do Banco do Brasil fechou o quarto trimestre de 2021 em 1,75%, valor abaixo dos 1,82% do trimestre anterior e dos 2,3% da média do sistema financeiro.
Transformação digital
Ribeiro destacou o lucro recorde em 2021 e que tem muitas razões para comemorar. “Estamos no melhor momento da nossa história, mais rentáveis, preparando a atuação em novos modelos digitais, melhorando a satisfação dos clientes, renovando quadros. Teremos um 2022 cada vez mais forte, com foco na centralidade no cliente, na transformação digital, buscando eficiência, otimização da rede, com o compromisso de entregar resultados crescentes e sustentáveis.”
Ele mencionou algumas iniciativas que o BB tem feito, como um fundo de R$ 200 milhões para investir em startups. Segundo o presidente do banco, 29 startups já foram identificadas para receber os investimentos. Fausto Ribeiro também comemorou a conquista de mais de 1 milhão de clientes jovens em 2021 no Cartão Universitário, com alta de 70% sobre o ano anterior.
O Banco do Brasil irá intensificar ações comerciais no seu
aplicativo, como a parceria com a Amazon na Loja BB, além de parcerias com startups e desenvolvimento de novos ecossistemas. A Loja BB reúne marketplace, oferece os serviços de cashback na conta, cartões presenteáveis e promoções.
O banco quer continuar atraindo o público jovem por meio de ações com foco em jogos eletrônicos, como fundos e consórcio, e participação no Metaverso.