Com Open Finance, Visa personaliza soluções para PMEs

Operadora de cartões tem consultoria interna que auxilia no desenvolvimento de soluções adaptadas à capacidade financeira dos negócios e ajuda a entender hábitos de consumo e pagamento do consumidor final
Com Open Finance, Visa personaliza soluções para PMEs
“O Open Finance ajuda a personalizar as soluções para as PMEs”, diz Marcela Pinori, diretora da Visa no Brasil | Foto: divulgação

Por trás de 90% dos negócios globais estão pequenas e médias empresas (PMEs). No Brasil, o faturamento desse grupo de empresas cresce num ritmo mais acelerado que o produto interno bruto (PIB). Em 2023, o aumento no faturamento das PMEs foi de cerca de 7%, de acordo com o Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs), mais que o dobro do avanço do PIB no período.

De olho na movimentação desses negócios, a multinacional Visa vê oportunidades no desenvolvimento do Open Finance no Brasil. “O Open Finance nos ajuda a personalizar ainda mais as nossas soluções tecnológicas para as PME’s. Com ele, conseguimos adequar os produtos e serviços ao tamanho e necessidade de cada negócio”, afirma Marcela Pinori, diretora-executiva de Soluções Comerciais da Visa no país.

Para desenvolver produtos voltados para esses empreendedores a partir das possibilidades abertas com o Open Finance, a Visa faz estudos de viabilidade em que analisa diversos fatores, como cenário econômico do país, perspectivas para pequenos e médios empreendedores a curto e longo prazo, maturidade digital de setores de economia, demanda por novas soluções, além das ofertas já existentes no mercado.

“Para nos ajudar nessa análise, temos o Visa Consulting & Analytics (VCA), braço da companhia que oferece modelos proprietários de consultoria, inteligência e capacidades de data & analytics voltados ao desenvolvimento da oferta de serviços de valor agregado e do plano de oportunidades”, explica a executiva da empresa.

No caso específico das PMEs, Pinori conta que essa consultoria interna da Visa ajuda a adequar as soluções à capacidade operacional e financeira dos negócios. Além disso, esse setor da empresa auxilia no entendimento dos hábitos de consumo e pagamento do consumidor final, ou seja, os clientes das PMEs. “Esses insights nos ajudam a levar ainda mais valor para as estratégias e táticas das empresas”, afirma a executiva.

Gestão de caixa

No ano passado, a Visa lançou uma solução, em parceria com a cooperativa de crédito Sicredi, para que PMEs pudessem aproveitar as informações geradas no Open Finance.

A solução, desenvolvida com tecnologia da fintech Celero, permite que essas empresas tenham um sistema de gestão de fluxo de caixa completo, que entrega controle do dinheiro, previsibilidade de entrada e saída de recursos, além de clareza sobre o objetivo financeiro do negócio.

Por meio do Open Finance, a empresa associada ao Sicredi pode acessar informações financeiras de outras instituições em que detém conta bancária. “A partir do consentimento das empresas, a tecnologia com inteligência artificial consegue identificar onde cada CNPJ possui contas a receber e a pagar, reunir as informações, cruzar e analisar os dados. Também é possível emitir boletos, notas fiscais e extratos unificados”, explica Pinori.

De acordo com a executiva da Visa, outras parcerias como essa construída com o Sicredi devem surgir das oportunidades oferecidas pelo Open Finance. Mas, ela lembra que esses arranjos e o desenvolvimento de mais inovações ainda dependem do aumento da adesão ao Open Finance no Brasil.

“Quando esse momento chegar, novos arranjos na indústria trabalharão para desenvolver soluções de identidade digital unificadas – públicas e privadas – e criando novas oportunidades para pagamentos mais simples e seguros”, diz.

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Simone Costa

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