Mercado global de computadores cresce 3% no segundo tri de 24
A promessa para 2024 é que o ano será de recuperação para o mercado global de computadores. Isso porque o mercado tradicional de PCs apresentou seu segundo trimestre de crescimento após sete trimestres consecutivos de queda. De acordo com os resultados preliminares do Rastreador Trimestral Mundial de Dispositivos de Computação Pessoal da International Data Corporation (IDC), as vendas mundiais alcançaram 64,9 milhões de unidades no segundo trimestre de 2024, representando um crescimento anual de 3%.
Em 2024, a chinesa Lenovo liderou a lista novamente, com uma participação de mercado de 22,7%, seguida por HP, 21,1%, Dell 15,5%. Em 4º lugar, a Apple atingiu 8,8%. Porém, na comparação com 2023, a empresa registrou um crescimento de 20,8%, com aumento de 4,7 para 5,7 milhões de unidades enviadas.
Embora o mercado como um todo tenha se crescido em comparação com 2023, os resultados fracos na China continuaram segurando o mercado. Excluindo a China, as vendas mundiais cresceram mais de 5% em relação ao ano anterior.
“Não se engane, o mercado de PCs, assim como outros mercados de tecnologia, enfrenta desafios no curto prazo devido à maturidade e aos ventos contrários”, disse Ryan Reith, vice-presidente do grupo de Rastreamento de Dispositivos Mundiais da IDC. “No entanto, dois trimestres consecutivos de crescimento, combinados com muita empolgação no mercado em torno dos PCs com IA e um ciclo de renovação comercial menos atraente, mas indiscutivelmente mais importante, parece ser o que o mercado de PCs precisava. A empolgação está claramente em torno da IA, mas muitas coisas estão acontecendo com a compra de PCs não IA para fazer este mercado maduro mostrar sinais positivos”, completou
Computadores com IA
Nos últimos meses, a maioria dos players da indústria focou suas estratégias iniciais em computadores com IA, visando o potencial do mercado corporativo. A expectativa é dos lançamentos da Apple para 2024, mas Qualcomm, Intel e AMD também terão novidades, tanto no mercado de PCs com IA para consumidores quanto para o mercado corporativo.
“Fora do ciclo de renovação corporativa, a atividade promocional de marcas e canais voltados para o consumidor ajudou a fortalecer o segmento”, disse Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa dos Rastreamentos Mundiais de Dispositivos Móveis da IDC. “O mercado também superou o preço de fundo do poço trazido pelo excesso de estoque no ano passado, significando um crescimento nos preços médios de venda devido a configurações mais ricas e redução de descontos”.