Cobertura da Yahsat alcança 1,3 mil cidades

Empresa árabe atingiu a marca após um ano de operação local.

A cobertura da operadora de banda larga por satélite Yahsat chegou a 1,3 mil cidades brasileiras, de acordo com a empresa. Uma expansão de quase 30% em relação a julho, quando vendia para 1 mil municípios. A provedora, que recentemente firmou contrato de joint venture com a Hughes, vende acesso a internet satelital em áreas remotas do país. Para tanto, usa o Al-Yah 3, satélite que ocupa posição orbital brasileira, lançado em janeiro de 2018.

A provedora começou a operar comercialmente no Brasil em junho do ano passado. Além do atendimento ao mercado doméstico, trabalha também com venda de capacidade, em banda Ka, para operadoras móveis que precisem escoar dados de forma alternativa às redes terrestres. Desde quando comprou o posição orbital brasileira em 2014, até a entrada em operação em 2018, a empresa, que tem sede em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, investiu US$ 200 milhões.

A previsão da empresa é cobrir 5 mil cidades do Brasil, um potencial de 60 milhões de domicílios. O satélite localizado na posição 20º Oeste, é operado a partir de uma central localizada em Campinas (SP), e usa ainda gateways em Hortolândia (SP) e Jaguariúna (SP). (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122