Clientes não vão ficar muito tempo sem 5G, diz CEO de Consumo da Claro

Paulo César Teixeira diz que operadora não tem mais interesse em investir em 4G e que demanda pela quinta geração vai acelerar a expansão da infraestrutura
Claro e Samsung realizam evento de lançamento do Galaxy S24 com 5G
Gustavo Assunção, da Samsung (à esq.), e Paulo César Teixeira, da Claro, em lançamento do Galaxy S24; executivos acreditam que demanda de clientes puxará expansão das redes 5G (crédito: Divulgação/Claro)

O CEO da unidade de Consumo e Pequenas e Médias Empresas (PME) da Claro Brasil, Paulo César Teixeira, disse, nesta quinta-feira, 18, que a demanda por 5G vai fazer com que as operadoras acelerem a instalação de infraestruturas para levar a conectividade de quinta geração móvel a mais consumidores pelo País. Segundo ele, já não faz mais sentido investir em 4G, uma vez que os usuários já têm percebido o potencial da tecnologia mais moderna.

“O 5G está crescendo de uma maneira tão importante que não faz mais sentido expandir capacidade em 4G, só em cidades imediatas”, disse, referindo-se a obrigações de cobertura de quarta geração previstas em editais de licitação. “Todas as operadoras vão fazer mais em 5G. Há muito mais espectro disponível e as vantagens do serviço vão ser exploradas a partir de agora”, acrescentou.

Nesta quinta, a Claro realizou, em parceria com a Samsung, o evento de lançamento da linha de smartphones Galaxy S24 em sua loja no Morumbi Shopping, na zona sul de São Paulo. O dispositivo faz uso da tecnologia 5G para potencializar funcionalidades embarcadas, incluindo recursos de Inteligência Artificial (IA) generativa.

Em conversa com jornalistas, Teixeira destacou que “o deslanchar [do 5G] já aconteceu”. O diretor apontou que o consumo de dados cresce cerca de 30% ao ano e que, nas áreas com cobertura de quinta geração em São Paulo, 30% do tráfego já ocorre nessa tecnologia, sendo que apenas 15% dos usuários dispõem de smartphones compatíveis com a rede.

“Não tem rede que supra um crescimento desse sem investimento. Vou fazer em 4G? Não, vou fazer em 5G. Inclusive, 90% dos nossos investimentos [no segmento móvel] são em 5G”, ressaltou.

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) referentes a novembro de 2023 apontam que, enquanto há mais de 194 milhões de acessos de telefonia móvel em 4G no País, o 5G, apesar do avanço mensal constante, soma pouco mais de 19 milhões.

Os novos smartphones da linha Galaxy, por exemplo, funcionam tanto com conexão 4G como 5G, ainda que a quinta geração propicie melhor uso da IA nativa dos aparelhos. “O cliente não vai ficar desassistido [em 5G]. É questão de tempo para ativar a rede. A demanda vai forçar as operadoras a ampliarem as capacidades”, assegura Teixeira.

Smartphones

Gustavo Assunção, vice-presidente de Mobile Experience da Samsung Brasil, afirmou que, apesar de as vendas de smartphones terem ficado estáveis em 2023, os modelos 5G destacaram positivamente. No Brasil, entre as operadoras, a Claro foi a parceira que apresentou maior crescimento em vendas de dispositivos da Samsung.

“No ano passado, trouxemos aparelhos mais baratos, como o A14 5G. Também tínhamos a versão 4G, equivalente tecnicamente, mas o 5G vendeu mais, mesmo sendo um pouco mais caro. Então, percebemos que há um valor claro na mente do consumidor para adquirir um equipamento 5G”, analisou Assunção.

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Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

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