Click to pay: começam os testes do serviço no Brasil
Empresas de cartão de crédito lançaram hoje, 21, no Brasil o projeto piloto do serviço Click to Pay, criado para simplificar a realização de pagamentos online. A solução já é utilizada em alguns países. Para chegar aqui, foi reformulada a fim de atender as especificidades do mercado brasileiro.
O anúncio do piloto foi feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em coletiva de imprensa em São Paulo.
Inicialmente, somente os funcionários do Banco do Brasil e Bradesco terão seus dados de pagamento via cartão de crédito disponíveis na base do Click to Pay, de maneira automática. A disponibilidade da opção de cartão de débito deve começar a ser testada ainda no primeiro semestre deste ano, com o cadastro de clientes de forma manual na plataforma.
Participam também desta primeira fase Visa, Mastercard, Adyen e o site Ingresse, no qual os usuários da fase piloto poderão fazer compras. Na lista de futura adesão estão os cartões Amex e o banco Santander.
Como funciona?
Para uma compra feita em menos passos, o consumidor terá a opção do Click to Pay ao finalizar seu pedido e pagamento online, junto com o que já está disponível para PIX, cartões de débito, crédito e pré-pago. A partir do e-mail, a conta será verificada e a operação de pagamento liberada. Os dados, como nome completo, endereço e CPF, são armazenados na base do Click to Pay, em forma de token. Caso o cliente não queira usar o recurso, poderá desabilitar a opção.
“O procedimento torna o cartão virtual redundante e busca mais espaço para a opção de débito no ambiente digital, que perde espaço em concorrência para o PIX”, disse Nuno Lopes, presidente da Visa e integrante do conselho que é responsável pelo assunto na Abecs.