Claro vai levar este ano a 4,5 G para 9 mil antenas de todo o país

O CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, afirmou hoje, 31, que a empresa irá modernizar 9 mil antenas em todo o país até o final do ano com a tecnologia de 4,5 G, além de instalar outros 2 mil novos sites em áreas estratégicas. " O plano de investimento da Claro móvel é o maior da história da empresa", afirmou, embora não divulgue os números.
 Paulo César Teixeira- CEO Unidade de Mercado Pessoal Claro - abril/17
Paulo César Teixeira- CEO Unidade de Mercado Pessoal Claro – abril/17

Em Brasília, onde a operadora inaugurou hoje, a sua 6ª loja conceito, a Claro fechará o ano com 124% mais antenas de 4G em relação ao ano passado. “Em Brasília, onde somos líderes de mercado, mais de 50% dos nossos sites já operam em 4,5 G  “, disse o executivo, assinalando que a Capital Federal terá 100% de cobertura de quarta geração nos próximos meses. 

Segundo ele, a tecnologia 4,5 G, só a Claro tem, pois é “muito mais do que agregar três portadoras”, referindo à agregação de frequências de 1,8 GHz; 2,6 GHz e 700 MHz, que cria uma super infovia de banda larga. Além dessa agregação de frequências, a tecnologia usada pela empresa conta com 4 entradas de recepção e 4 saídas de transmissão, combinando múltiplos caminhos. “A tecnologia MIMO 4 por 4 turbina a velocidade”, disse.

Por fim, o terceiro ponto relevante da 4,5 G é a modulação com que o terminal transmite e recebe da radiobase, ou a modulação 256 QAM. Esses três componentes juntos trabalham para o usuário ter  mais velocidade em seu celular. Os testes realizados em Brasília chegaram em 300 Mbps

Aparelhos

Mas para chegar a essa velocidade  é preciso ter o aparelho certo. “Estamos disponibilizando o sinal. Agora, temos que estimular os fornecedores a trazerem esses aparelhos”, admitiu o executivo.

Hoje,  está habilitado pela operadora apenas um aparelho, o Moto Z2 Force, da Motorola, tem duas características necessárias para o 4,5 G, mas a o MIMO 4×4 chegará em outro aparelho, até o final do ano.

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Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
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