Claro reforça 5G na Região Norte e mira expansão em Roraima
Operadora afirma ter aumentado em 70% o número de antenas na capital de Roraima e planeja expansão também para o interior de Roraima
A Claro ampliou sua cobertura 5G em Boa Vista (Roraima) e passou a atender mais de 50 bairros com a rede de quinta geração. Segundo a operadora, o número de antenas instaladas na capital roraimense cresceu 70% nos últimos dois anos, o que também possibilitou o reforço da cobertura 4G.
Entre as localidades atendidas pela nova infraestrutura estão Asa Branca, Caçari, Caranã, Centro, Cinturão Verde, Jardim Floresta, Mecejana, São Francisco, São Pedro e Paraviana. A empresa informa que qualquer cliente com aparelho compatível, dentro da área coberta, tem acesso ao Claro 5G+ sem a necessidade de trocar o chip ou de plano.
A operadora, que iniciou a operação do 5G em Boa Vista logo após a liberação da faixa de 3,5 GHz pela Anatel, afirma que já cobre todas as capitais da Região Norte e está em processo de expansão para municípios com mais de 200 mil habitantes. No Brasil, a rede Claro 5G+ está presente em mais de 290 cidades, segundo dados divulgados pela empresa.
De acordo com Roberto Lazcano, diretor de Engenharia e Operações da regional Norte, a Claro tem investido na ampliação da infraestrutura local. “Alcançamos um importante aumento de mais de 70% em números de novas antenas na capital roraimense”, afirmou.
A Claro também sinalizou que está ampliando sua presença no interior do estado de Roraima, embora não tenha detalhado as cidades que passarão a contar com a tecnologia.
Ainda segundo dados a empresa, o número de smartphones conectados ao 5G da Claro já ultrapassa 13,6 milhões. A operadora também afirma liderar a participação de mercado em 5G nas 30 maiores cidades do país, com 38,3% de market share, conforme informações baseadas em dados da Anatel até o final de 2024. (Com assessoria de imprensa)