Claro lança 5G em Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória

Todos os clientes Claro com celular compatível e em área coberta poderão ter acesso ao 5G na faixa de 3,5 GHz a partir desta segunda-feira, 22

Cidade do Rio Janeiro - Crédito: Frrepik

Nesta segunda-feira, 22, a Claro ativou sua rede 5G na frequência de 3,5 GHz em Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória. A operadora já estava com a estrutura pronta e ativou o sinal imediatamente após a liberação de uso do espectro por Anatel e Gaispi.

A adoção da faixa de 3,5 GHz não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura 5G da Claro pode ter acesso em Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória.

Com mais velocidade de transmissão de dados, a expectativa é que os clientes consumam mais da franquia celular. Por isso, a tele anunciou novos planos pós-pagos e controle na semana passada.

Inicialmente, o sinal já irradiará em regiões dos bairros:

– Florianópolis: Centro e Beira Mar

– Palmas: Plano Diretor Norte e do Plano Diretor Sul.

– Rio de Janeiro: Bangu, Botafogo, Barra da Tijuca, Campo Grande, Copacabana, Flamengo, Guaratiba, Inhaúma, Ipanema, Jacarepaguá, Lagoa, Laranjeira, Leblon, Meier, Pavuna, Recreio, São Conrado e Tijuca.

– Vitória: Praia do Canto, Barro Vermelho, Santa Lúcia e Ilha do Boi.

A empresa diz que seguirá expandindo sua rede 5G e que chegará gradativamente a outras áreas dessas capitais e do Brasil.

Todos os smartphones 5G homologados pela Anatel já suportam também as faixas dedicadas e serão automaticamente compatíveis com o novo 5G quando os fabricantes soltares atualizações.

Atualmente, 70% dos aparelhos vendidos pela Claro são compatíveis com o 5G. Por oferecer opções desde o lançamento 5G DSS, em 2020, a operadora já possui cerca de 2,6 milhões de smartphones compatíveis em operação em sua rede. Hoje, a Claro revende 50 aparelhos com acesso 5G.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122