Claro inaugura 100ª usina de geração de energia renovável
A Claro alcançou um novo marco no seu programa de geração de energia renovável, o Energia da Claro, ao inaugurar sua 100ª usina, localizada no Amazonas. O programa, que já está em operação há sete anos, abastece atualmente 75% do consumo total da empresa com energia proveniente de fontes renováveis.
Com plantas geradoras localizadas em estados como São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraná e outros, o programa Energia da Claro já forneceu mais de 1 TWh (Terawatt-hora) de energia limpa em 2023. A geração abastece mais de 25 mil unidades consumidoras, incluindo mais de 70% das antenas da operadora, que estão distribuídas em todo o território nacional.
Próximos passos
A Claro também tem expandido sua rede de usinas e planeja inaugurar mais de 20 novas plantas nos próximos anos, cobrindo todas as unidades federativas. “Sustentabilidade é parte fundamental da estratégia da Claro. A companhia tem o compromisso de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e, com isso, colaborar com o controle das mudanças climáticas”, explica Hamilton Silva, diretor de infraestrutura da Claro.
Além da expansão de usinas, a Claro segue cumprindo metas de redução de emissões de carbono estabelecidas pela Science Based Target (SBTi) para o grupo América Móvil. A operadora já atingiu a meta de redução de emissões de CO2 no Brasil sem recorrer a créditos de carbono, descarbonizando todo seu sinal móvel em 20 estados e utilizando mais de 800 mil painéis solares. Desde o início do programa, foram evitadas mais de 400 mil toneladas de emissões de CO2.
Com esse avanço, a Claro disse que reforça seu compromisso com sustentabilidade e preservação dos recursos naturais, reafirmando seu alinhamento com a agenda ESG e os objetivos globais de combate às mudanças climáticas.
(Com assessoria de imprensa)