Cisco mantém aposta no Meraki para se expandir na América Latina
Cancún — No ano passado, a Cisco deixou claro durante o Cisco Live LA, realizado em Cancún, que o Meraki, seu sistema de controle das redes na nuvem, seria sua grande arma para expansão na América Latina. Na ocasião, ela anunciava o produto com dashboard em espanhol e novas funcionalidades, como gerenciar outros componentes além da rede Wi-Fi, incluindo routers, firewall e switches no mundo cloud. Um ano depois, a empresa aproveitou a edição 2017 do Cisco Live LA para anunciar a chegada do dashboard português além de novas features de segurança.
Com esse movimento, a empresa completa sua estratégia para ser mais agressiva no mercado de controladores de rede em nuvem, onde enfrenta concorrentes como Aruba, agora HPE. A simplicidade no uso da tecnologia tem ajudado a abrir portas, inclusive na área governamental. O Meraki está presente em projetos importantes, como o México Conectado e também é parte do Projeto Educar, do governo argentino.
No exercício de 2017, encerrado em junho, o Meraki apresentou um crescimento de 208%, uma performance que teve o impacto do contrato assinado com o governo argentino. Mas, segundo Arturo Marin, diretor de vendas do Meraki para a América Latina, mesmo excluindo esse resultando, a expansão foi de 88%. “Há três anos éramos três pessoas, hoje são cerca de 40 e a operação de US$ 4 milhões cresceu 10 vezes”, afirmou.
A expectativa com o lançamento do dashboard em português é conquistar novos contratos no mercado brasileiro, repetindo o desempenho em outros países latinos. Até agora, cerca de 50% da receita do Meraki envolve contratos governamentais, 39% diz respeito ao universo PMEs e o restante está na área corporativa.
A jornalista viajou a convite da Cisco