Cirion vai expandir data center no Rio de Janeiro

Empresa adquiriu terreno adjacente às suas instalações no Rio para suportar um novo data center de 60 MW, carrier-neutral e com eficiência energética
Cirion vai expandir data center no Rio de Janeiro
Facundo Castro, CEO da Cirion Technologies, que irá expandir data center no Rio | Foto: divulgação

A Cirion, provedora de tecnologia e infraestrutura digital, vai expandir sua presença de data center no Rio de Janeiro. Para isso, a empresa adquiriu um terreno de 15 mil metros quadrados adjacente ao seu data center de interconexão na cidade.

De acordo com a empresa, o terreno, localizado no bairro de São Cristóvão, suportará uma nova instalação de data center carrier-neutral de até 60 megawatts, que terá acesso a fontes de energia renováveis, um ecossistema já estabelecido com mais de 50 provedores de rede e nuvem, conectividade metropolitana e de longa distância diversificada para as principais cidades e centros tecnológicos da região.

A Cirion observa ainda que a estrutura estará próxima às redes internacionais de cabos submarinos para oferecer latência mínima entre a América Latina e outras regiões. A expectativa é que a nova instalação esteja pronta em 2026.

Além do campus de data center do Rio de Janeiro, a plataforma brasileira da Cirion compreende outros dois, um em São Paulo e outro em Curitiba.

Quando estiver em funcionamento, o quarto campus também será integrado à plataforma carrier-neutral mais ampla da Cirion, composta por 18 data centers na América Latina.

“Essa aquisição de terreno apoia a expansão contínua de nosso campus de data center no Rio de Janeiro, destacando outro marco importante em nossa jornada para expandir nossa plataforma de data centers interconectados e de baixa latência”, disse Facundo Castro, CEO da Cirion Technologies.

Investimento crescente

O anúncio da compra do terreno para expansão da infraestrutura de data center no Rio de Janeiro foi feito nesta quinta-feira, 1º de agosto, data em que a Cirion completa 22 anos de fundação.

“Esta data é o momento ideal para refletir sobre tudo o que conquistamos e olhar para o futuro com entusiasmo. Em 2023, investimos mais de US$ 235 milhões e neste ano projetamos investir 30% mais, superando os US$ 300 milhões”, disse Castro.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10718