Cirion amplia capacidade de data center em Cotia (SP) com novo prédio
A Cirion anunciou, nesta segunda-feira, 30, a expansão do seu data center localizado em Cotia, na região metropolitana de São Paulo. O complexo deve aumentar em 50% a sua capacidade total com o novo edifício de 3.600 m².
Segundo a Cirion, o SAO1, como o prédio é chamado, está habilitado para hospedar cargas de trabalho de alta densidade, incluindo usos de Inteligência Artificial (IA), jogos e machine learning. A expectativa da empresa é de “continuar apoiando as demandas de hyperscalers, carriers e provedores de conteúdo – todos os quais exigem uma infraestrutura robusta e escalonável”, afirma, em nota.
A expansão do data center paulista estava nos planos anunciados pela Cirion no primeiro semestre deste ano. No complexo em Cotia, ambos os edifícios compartilham uma subestação de energia de 20MW, com entradas de linhas redundantes de alta voltagem.
Em comunicado, a empresa destacou que o novo edifício segue o modelo carrier-neutral, por meio da qual fornece acesso direto a mais de 90 operadoras, além de empresas de nuvem pública que operam na América Latina.
A expansão também prevê que o complexo atinja Efetividade no Uso de Energia (PUE), indicador que atesta consumo mínimo de energia, água e recursos naturais, de forma a reduzir o impacto ambiental das operações de forma geral.
“A expansão do data center de São Paulo representa mais um passo em nossa jornada para aumentar a plataforma de data centers interconectados e de baixa latência e estabelecer um ecossistema digital próspero na América Latina”, disse Facundo Castro, CEO da Cirion Technologies, em nota.
No Brasil, além do centro de dados em Cotia, a Cirion conta com outros dois complexos localizados no Rio de Janeiro (RIO1) e Curitiba (CUR1).