Chile e Argentina construirão cabo de fibra óptica Transpacífico

O cabo representa uma estratégia da Argentina e Chile para acessar mercados sul-americanos e da Ásia-Pacífico sem precisar passar pelos Estados Unidos ou pela Europa

Em sua primeira visita ao Chile, que começou ontem, 26, Alberto Fernandéz, presidente da Argentina, assinou junto a Sebastian Piñera, presidente do Chile, um acordo para a construção de um cabo submarino Transpacífico. O “Puerta Digital Asia Sudamérica” unirá Chile, Argentina e América do Sul com Austrália, Nova Zelândia e outros países da Ásia e do Pacífico.

O cabo sairá de Valparaíso, uma cidade da costa chilena. Segundo nota do governo argentino, o transporte é estratégico por dar acesso aos países sul-americanos, tendo o Brasil como principal mercado, e à países da Ásia-Pacífico sem precisar passar pelos Estados Unidos ou pela Europa.

O presidente chileno afirmou que o cabo transpacífico tem por objetivo aumentar a capacidade de ambos países de se aderir à sociedade digital global.  A empresa estatal argentina de telecomunicações Arsat ficará encarregada de conduzir o projeto.

A Argentina também se comprometeu a participar do projeto com aporte de capital, cujo valor ainda será decidido pelos países. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11028