CEO da Baidu quer fazer China avançar em carros autônomos
O executivo-chefe da Baidu Inc., Robin Li, cuja empresa está competindo com a Uber Technologies Inc. e o Waymo da Alphabet Inc. na comercialização da tecnologia de autocondução, quer que Pequim assuma a liderança na mobilização de empresas chinesas para colaborar no desenvolvimento e pesquisa de carros autônomos e elaborar um marco regulatório para o setor. Sua proposta de acordo com a Bloomberg, foi incluída entre outras sugestões que será apresentada em uma reunião de reguladores esta semana.
A China, que abriga o maior mercado automotivo do mundo, estabeleceu como meta que 10% a 20% dos veículos sejam altamente autônomos em 2025 e que 10% dos carros sejam totalmente auto-dirigidos em 2030. Mas Li defende que Pequim tenha um engajamento maior no desenvolvimento da tecnologia.
“Principais países em desenvolvimento estão adotando uma série de medidas para apoiar a investigação e testes de condução autônoma”, disse o CEO da Baidu, em documento com suas sugestões. “Mas a maioria das leis e políticas do nosso país simplesmente não é adequada para o desenvolvimento de carros auto-dirigidos”, afirma ele. (Com noticiário internacional)