Carteira digital do Google inclui pagamentos via Pix
Os clientes do C6 Bank e do PicPay que utilizam a carteira digital do Google agora podem fazer pagamentos via Pix sem a necessidade de abrir o aplicativo das instituições financeiras. A nova funcionalidade, que começou a ser testada no início deste ano, também permite que os clientes escolham de qual conta quer que saia o valor a ser processado na operação.
“São duas propostas de valor importantes para o usuário. A primeira é a conveniência. Criamos uma carteira que é genuinamente digital porque o brasileiro vai poder pagar com o cartão de crédito, de débito e o Pix. A segunda é o poder de escolha. Agora o usuário consegue consolidar todas as contas em um app”, disse Elisa Joia, head de operações de pagamentos do Google para América Latina, em coletiva de imprensa na sede do Google, em São Paulo, nesta terça-feira, 30 de julho.
Ativação da funcionalidade
Para utilizar a funcionalidade, os usuários devem passar por um fluxo de cadastro em duas etapas. A primeira é de verificação de identidade que acontecerá uma única vez e faz parte dos requisitos regulatórios que a empresa de tecnologia precisou seguir para lançar a funcionalidade. A segunda, é quando o cliente vincula as contas que deseja incluir na carteira digital. Para isso, ele precisa ter o app de cada uma das instituições instalado no aparelho. Feita a escolha das contas, a carteira do cliente já está apta a realizar pagamentos via Pix.
Ao escolher a modalidade na carteira digital do Google, o cliente pode ainda seguir com a transação digitando a chave Pix, utilizando o recurso copia e cola (para compras online) ou apontando a câmera para o QR Code da maquininha do comerciante, quando for usar em lojas físicas.
“Hoje, uma de cada dez transações via Pix que acontecem no Brasil começam ou terminam no PicPay. Para nós, se o usuário estiver fazendo essa transação usando o Google Pay como meio de pagamento é importante poder ter acesso ao saldo que ele tem no PicPay. A gente entende que aumenta ainda a participação do Pix nos pagamentos como um todo”, disse Pedro Romero, diretor de Wallet & Banking do PicPay.
“No e-commerce, hoje, o cliente tem que sair do ambiente de compra e ir para o da instituição financeira. Isso faz com que a fricção seja forte. Com a jornada sem direcionamento, o cliente resolve tudo no momento da efetivação da compra. A experiência de compra é mais fluida. Isso significa mais renda para o negócio e mais facilidade para o cliente. Todos saem ganhando”, afirmou Maxnaun Gutierrez, head de produtos de pessoa física do C6 Bank.
Nessa primeira fase, apenas alguns clientes do C6 Bank e do PicPay que utilizam a carteira do Google serão notificados sobre a possibilidade de uso da nova funcionalidade.
Gradualmente, a opção será liberada para mais clientes das duas instituições financeiras e a expectativa é que, nos próximos meses, o recurso seja expandido também para outros bancos, mas o Google não divulgou se já está em negociação para novas parcerias.
“Fizemos um plano de lançamento cuidado, criterioso porque queremos ter o feedback dos clientes e ver como será a adoção do produto, além de garantir toda a segurança possível”, observou Joia.