Carro da GM virá de fábrica com conectividade da Claro

Cruze Premier poderá se conectar à rede 4,5G da operadora, e irradiar WiFi para o interior do veículo para até sete dispositivos simultaneamente.
Chevrolet Cruze Premier 2020

A GM e a Claro fecharam um acordo para que a operadora forneça a tecnologia de conectividade do novo Chrevolre Cruze Premier. O carro sairá de fábrica com a capacidade de criar uma rede WiFi dentro do veículo. Este WiFi, por sua vez, é alimentado por uma conexão via rede móvel 4,5G, da Claro.

O módulo automotivo possui um eSIM (chip virtual) que possibilita acessar os serviços móveis da Claro, enviar informações de telemetria para a montadora e emitir o sinal de WiFi. O roteador permite a conexão de até sete dispositivos simultâneos e também dá acesso a aplicativos na tela da central multimídia.

O usuário se beneficia da antena externa do veículo para conexão à rede celular, que permite uma intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamento. “Isto acontece pelo fato de a antena do veículo ser dotada de sistema de amplificação. O posicionamento dela sobre o teto também contribui para reduzir a perda de sinal proveniente de áreas de “sombra”, como é chamado fenômenos que atrapalham a conexão – e quanto maior a velocidade de deslocamento, maior é a percepção da estabilidade de sinal que se tem a bordo do Chevrolet com Wi-Fi”, explica Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM.

A operadora venderá o serviço de conectividade de bordo aos donos do Cruze Premir. Primeiro, os compradores poderão degustar o serviço “por alguns meses”. Caso aprovem, deverão entrar em contato com a GM para adquirir algum dos planos de conectividade, usando a própria central multimídia do veículo. O carro chega às concessionárias em setembro.

“Além da conexão ao WiFi dentro do veículo, sem precisar consumir a internet do smartphone, o serviço garante acessar remotamente informações de manutenção do veículo ou mesmo gerar alertas de segurança em caso de acidentes”, afirma Marcio Carvalho, diretor de marketing da Claro.

“O motorista pode ser informado sobre a pressão dos pneus, se é hora de trocar o óleo, ligar o motor a distância, entre outros. Numa época em que bilhões de dispositivos estão conectados e são gerados milhões de dados, a Inteligência Artificial permitirá muita automação e modelos de manutenção preventiva”, diz Mario Rachid, diretor executivo de Soluções Digitais da Embratel.

A Embratel, marca da Claro dedicada para o segmento B2B e soluções corporativas, foi a responsável por conduzir o projeto no Brasil. A Claro será a fornecedora dessa solução em diversos países onde a GM está lançando o Cruze Premier, e a América Móvil tem operação móvel. A parceria com a GM começou em 2015 no Brasil, quando a Chevrolet lançou a tecnologia de telemática OnStar.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111