Cabo submarino Seabras-1 entra em operação em agosto

O cabo submarino Seabras-1 ligará São Paulo a Nova York. Estrutura custou US$ 520 milhões.
Cabo Submarino Seabras-1 Seaborn Networks
Equipe da Seaborn durante a instalação do cabo submarino

A Seaborn Networks realizou a última conexão em terra do cabo submarino Seabras-1, que liga o Brasil aos Estados Unidos. Com isso, o cabo está pronto para começar a operar já em agosto próximo. A Seaborn Networks criou uma subsidiária, a Seabras Group, para explorar comercialmente a infraestrutura.

Ao todo, a empresa investiu US$ 520 milhões no equipamento, incluindo ainda gastos para integração com centros de operações localizados em New Jersey e Massachusetts, nos EUA. O cabo tem 10,8 mil km de extensão e 72 Tbps de capacidade. Levou cinco anos para ser construído. A maior parte do período ocupado na captação de financiadores.

Além da ligação direta entre São Paulo e Nova York, o cabo tem um ramal, chamado ARBR, que ligará Brasil à Argentina. O cabo tem, entre os fornecedores, Nokia (antiga Alcatel-Lucent Submarine Networks) e Amdocs. Chegará a data centers da Equinix localizados no Brasil e nos EUA.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10980