C6 Bank volta a liderar ranking de reclamações

Em função da greve dos servidores do BC, a divulgação do Ranking de Reclamações do 1T22, prevista para 20 de abril, ocorreu nesta quinta.
C6 Bank volta a liderar ranking de reclamações - Crédito: Freepik
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O C6 Bank voltou a liderar o ranking de reclamações direcionadas às maiores instituições financeiras no primeiro trimestre de 2022, conforme dados divulgados pelo Banco Central, nesta quinta-feira, 21. O C6 também liderou os rankings do terceiro e quarto trimestres do ano passado.

O ranking contabilizou 1.265 reclamações consideradas procedentes contra o C6, totalizando 77,99 pontos, sendo grande parte relativas às informações inadequadas sobre irregularidades na integridade e confiabilidade na prestação de serviços diversos, como cartões de crédito e internet banking.

Em segundo lugar no ranking de Bancos e Financeiras, ficou com o BTG Pactual/Banco Pan (Conglomerado), com 1.290 reclamações e 68,20 pontos. A maioria das queixas é relativa às operações com o crédito consignado. O Top 3 do ranking é do Banco Inter, que recebeu 833 reclamações consideradas procedentes e 48,85 pontos, muitas relativas ao cartão de crédito. A pontuação no ranking elaborado pelo BC leva em conta o total de reclamações proporcionalmente ao número de clientes da instituição.

Demais instituições e IPs

Entre os demais bancos, financeiras e Instituições de Pagamento, o Digimais ficou no Top 1 das reclamações do ranking do primeiro trimestre de 2022, com 217 e 657,93 pontos. Grande parte sobre documentação faltantes ou falsas na abertura de contas.

Em segundo lugar está o Master (Conglomerado), com 601,71 pontos e 88 reclamações. As queixas em maior número são referentes a portabilidade do crédito consignado.

Na sequência, aparece o Neon (conglomerado), com 441,13 pontos e 385 reclamações, grande parte sobre contas de pagamentos pré-pagas.

Atrasos na divulgação

Em função da greve dos servidores do Banco Central a divulgação do ranking de reclamações do primeiro trimestre de 2022 que estava prevista para ocorrer em 20 de abril, só foi disponibilizada hoje.

Em nota, a autarquia informou que “o cálculo do Ranking de Reclamações do segundo trimestre restou prejudicado, impedindo sua publicação. A próxima divulgação do Ranking de Reclamações será em outubro, relativo ao terceiro trimestre, conforme programação normal”, explicou.

Já a publicação semestral do Ranking de Reclamações de Consórcios segue inalterada. “O próximo, referente ao primeiro semestre de 2022, será publicado em 28 de julho”, segundo o BC.

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Redação DMI

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