BRX Finance mira mercado de blockchain para PMEs
Com o objetivo de desenvolver produtos e serviços financeiros voltados para a web3 nasce a BRX Finance. A nova operação é resultado de parceria entre a Transfero, emissora da BRZ, a primeira stablecoin pareada ao real, e a Fuse Capital, especialista em ativos alternativos. O foco da joint venture está comercializar produtos de blockchain para pequenas e médias empresas do mercado financeiro.
Ou seja, a BRX Finance quer dar um passo que possibilite às empresas avançarem no mercado de capitais descentralizados, não apenas no Brasil. “Os produtos criados oferecem soluções que atendem também às necessidades do mercado internacional”, afirma Claudio Just, CEO da Transfero.
De acordo com as duas empresas, três fatores contribuíram para o lançamento da joint venture:
O sistema financeiro desenvolvido do Brasil; a demanda reprimida, com grande parte da população brasileira ainda sem acesso aos principais produtos financeiros; e a abertura que o Banco Central tem dado às inovações para o setor, tendo como exemplo o lançamento do Drex.
Primeiro produto voltado às PMEs
A BRX Finance já lançou no mercado a Kona Finance, uma plataforma de crédito voltada para pequenas e médias empresas que possuam receitas – fluxos de cartões, boletos e demais ativos – para oferecer como garantia ao adiantamento para financiar a operação.
Além disso, a joint venture planeja lançar uma plataforma voltada a rendimento de stablecoin (criptomoeda que acompanha o preço de um ativo tradicional) por meio de smart contracts, isto é, contratos digitais que garantem a autoexecução das cláusulas. Também está nos planos da empresa uma solução que visa gerar maior estabilidade de performance aos investimentos realizados.