Brisanet vai ajudar a capacitar 6 mil pessoas em tecnologia

Operadora firmou parceria com o IFCE, o IREDE e o Instituto Iracema para atacar a falta de mão de obra e impulsionar o mercado de integradoras; intenção é contribuir para facilitar a adoção de tecnologia nas empresas
Brisanet firma parceria com institutos de pesquisa para formar 6 mil pessoas em tecnologia
Diretores da Brisanet e representantes dos institutos de tecnologia (crédito: Brisanet)

A Brisanet formalizou uma parceria com três institutos de ciência e pesquisa para capacitação de 6 mil pessoas em atividades profissionais ligadas à tecnologia. A intenção da operadora é contribuir para redução do déficit de técnicos na área.

O acordo, anunciado durante o Brisatech, evento organizado pela operadora, em Fortaleza, nesta sexta-feira, 26, foi firmado com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), o Instituto de Gestão, Redes Tecnológicas e Energia (IREDE) e o Instituto Iracema de Pesquisa e Inovação.

José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, indicou que o Brasil é um país carente de integradoras – organizações que implementam soluções tecnológicas em empresas e em organismos do setor público. Dessa forma, mesmo que aplicações de última geração sejam disponibilizadas e as redes de telecom tenham condições de suportá-las, a falta de mão de obra capacitada em implementação dificulta a adoção das tecnologias.

“A próxima onda são as startups que vão integrar soluções. O nosso trabalho, na Brisanet, é prover o acesso, mas as empresas demoram a adotar as ferramentas. Nos últimos 20 anos, não fomos tão impactados pelo uso [de aplicações] online, mas, nos próximos, não terá como não usá-las”, avaliou.

Segundo Nogueira, a iniciativa com os institutos de tecnologia visa a “resolver esse gap [lacuna] de mão de obra”. O executivo ressaltou que as empresas privadas e os governos precisam acelerar a adoção de soluções para acompanhar a transformação digital que ocorre nesta década.

“Por volta de 2030, acredito que todos os negócios vão depender de fibra e 5G. Hoje, os clientes corporativos precisam implementar soluções, mas não tem quem faça”, pontuou o executivo, que, no dia anterior, celebrou o lançamento oficial da rede de quinta geração da empresa em evento com autoridades.

Futuros projetos

No anúncio da parceria, o reitor do IFCE, José Wally Mendonça Menezes, destacou que os institutos de pesquisa têm interesse em firmar mais projetos com a operadora, incluindo um programa de semicondutores e outro para formação de 14 mil jovens em 5G, rede de fibra óptica (FTTH), Internet das Coisas (IoT), nuvem e Inteligência Artificial (IA).

“Estamos em um momento de empreendedorismo, no qual temos a oportunidade de formar integradores de soluções para o dia a dia das pessoas. Não adianta ter a tecnologia e não dominá-la”, ressaltou o reitor.

*O jornalista viajou a Fortaleza a convite da Brisanet

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1136