Brisanet supera a Algar em número de acessos por fibra

Segundo a Teleco, a rede de fibra da Vivo já é maior do que a de cobre e a banda larga por fibra cresceu 46,2%

A Brisanet superou a Algar e conquistou a liderança de conexões por fibra óptica, entre as empresas competitivas, como mostra levantamento divulgado pela consultoria Teleco. Os dados apontam que a tecnologia continuou ganhando market share em 2020 (46,2%), enquanto o market share dos acessos xDSL (cobre) caía para 17,1%.

A migração do cobre para a fibra se acelerou em 2020, com a fibra apresentando adições líquidas de 6,5 milhões de acessos no ano, enquanto o cobre apresentava perdas (-3,3 milhões). Os acessos em cabo se mantiveram estáveis em 9,6 milhões no ano.

A consultoria afirma que as competitivas mantiveram sua liderança em market share de acessos em fibra (62,4%), com adições líquidas superiores à soma das outras três operadoras. Merece destaque o desempenho da Oi que apresentou adições líquidas de 1,4 milhões de acessos em fibra e ganhou market share em 2020.

O cobre ainda é, no entanto, a principal tecnologia de BL fixa da Oi (49,9%), enquanto na Vivo a fibra já representa 52,8% dos acessos e nas competitivas 70,7%.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032