Brisanet reporta as primeiras adições de clientes com FWA
A Brisanet divulgou, na noite desta sexta-feira, 18, os dados operacionais do mês de setembro, período em que houve desaceleração na adição de clientes de banda larga fixa e telefonia móvel, na comparação com o mês anterior. O destaque, no entanto, é a primeira apresentação de números referentes à adoção da tecnologia FWA.
Segundo o relatório da operadora nordestina, 2,571 clientes assinaram planos de banda larga com FWA – tecnologia que usa a rede 5G como internet fixa, dispensando o uso de cabos – em setembro.
No informe, a Brisanet ressalta que, no caso do FWA, as “vendas iniciaram por regiões onde já temos cobertura móvel, mas não FTTH”. Vale lembrar que a oferta da operadora contempla o fornecimento do modem em comodato, o que reduz o custo de entrada do cliente – outras operadoras ofertam planos nos quais o assinante precisa adquirir o modem à parte.
Ainda na banda larga fixa, a operadora adicionou 14,1 mil clientes com fibra óptica em setembro. O resultado é 6,6% inferior ao apurado em agosto, quando ganhou cerca de 15,1 mil assinantes. No entanto, somando as adições de fibra e FWA (16,6 mil), houve alta de 9,9% na comparação com o mês anterior.
No total, a Brisanet chegou a 1,4 milhão de casas conectadas, somando redes de fibra (1,39 milhão) e FWA (2,5 mil). Em 12 meses, a base de internet fixa cresceu 11,5%. A operação está disponível em 158 cidades do Nordeste.
Telefonia móvel
No caso da telefonia móvel, a Brisanet ganhou 30,7 mil clientes em setembro, baixa de 10,7% ante o mês anterior, quando 34,4 mil usuários foram adicionados à base.
No total, a operadora encerrou o nono mês do ano com 222,8 mil chips ativos. Assim, a carteira de clientes cresceu 16% na comparação com agosto (192,1 mil).
A operação móvel, até então disponível em 157 cidades, foi expandida para mais 27, totalizando 184 municípios. Atualmente, a rede celular da Brisanet alcança uma área onde moram 8,48 milhões de habitantes.