Brisanet reconhece desaceleração de crescimento em relatório mensal

Atraso de fornecedores e cenário de recessão e inflação alta afetaram o poder de compra das classes C,D e E, maior público da operadora, diz a empresa
Brisanet reconhece desempenho menor que o planejado/Crédito: Freepik
Brisanet reconhece desempenho menor que o planejado/Crédito: Freepik

Ao final de janeiro de 2022, a Brisanet atendia a 864.085 clientes em sete estados da região Nordeste – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Piauí, Sergipe. O número de homes passed chegava a 4,7 milhões de domicílios, em 122 cidades, em oito estados da região, incluindo o Maranhão, de acordo com relatório operacional divulgado pela companhia, reconhecendo um desempenho menor do que o planejado.

A Brisanet se destaca entre as prestadoras de pequeno porte, com o número maior de acessos. Em janeiro foram adicionados 211 mil HPs e início de atuação em duas novas cidades. O crescimento orgânico da base de clientes em dezembro foi de 20,8 mil. A expectativa para 2022 da companhia é que as adições cresçam de forma gradativa à medida que as cidades recém ativadas vão ficando mais maduras. “O take up (ocupação de portas) histórico é de 30% após 18 meses”, afirma a Brisanet.

Entre o último trimestre de 2021 e janeiro de 2022, houve uma desaceleração no take up, que foi justificado pela prestadora por atrasos de fornecedores – notadamente veículos. Os atrasos prejudicaram o planejamento das entregas de infraestrutura, o que afetou também o planejamento comercial de entrada nas cidades novas. Além disso, cita que a queda no take up é normal se considerar que os HPs são liberados em blocos e que a ativação dos clientes tem um comportamento em curva, acelerando mais quando a cidade está toda entregue.

A companhia também justifica o resultado a menor pelo cenário brasileiro de recessão e de inflação elevada, que impactou no 2S21 o poder de compra das classes C, D e E, que são, por enquanto, o maior público da Brisanet. “O aumento do auxílio-Brasil e alguns outros alívios que o governo tem disponibilizado para essas classes tendem a amenizar esse cenário ao longo de 2022”, ressalta.

– Importante destacar que apesar do crescimento menos acelerado que o esperado, a Brisanet continua avançando nas capitais e regiões metropolitanas, com market share em fibra entre 55% e 65% em Natal, Maceió e João Pessoa, e acima de 15% em Fortaleza, onde devemos terminar a área horizontal ainda no 1S22. Em Teresina e Aracajú, onde a Companhia entrou no segundo semestre de 2021, o market share já está próximo a 10%”, sustenta a Brisanet

Agility

Por meio da Agility Telecom, ISPs criados por meio de franquias, a Brisanet fornece serviço a mais 193 mil clientes, em cinco estados do Nordeste – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. “São 97 franqueados, passando na frente de mais de 825 mil domicílios”, informa.

“Considerando as duas bases, o Grupo Brisanet atende a quase 1,1 milhão de clientes em sete estados do Nordeste, com 33% de market share em fibra”, conclui a companhia.

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Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

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