Brisanet acelera adição de clientes no móvel e no fixo em agosto

Operadora ganhou 34,4 mil usuários de telefonia celular e 15,1 mil assinantes de banda larga fixa no mês passado; serviço móvel foi ativado em mais 24 cidades, chegando a 157 no total
Brisanet acelera adição de clientes no fixo e no móvel em agosto
Bases de serviços fixo e móvel da Brisanet crescem em agosto (crédito: Freepik)

A Brisanet acelerou a adição de clientes em agosto, tanto na telefonia móvel quanto na banda larga fixa, conforme relatório operacional divulgado na noite de terça-feira, 17. No mês passado, as bases de celular e fibra da operadora foram incrementadas com o acréscimo de 34,4 mil e 15,1 mil clientes, respectivamente.

No móvel, a Brisanet encerrou o oitavo mês do ano com 192,1 mil acessos. A carteira de clientes cresceu 21,8% em relação a julho (157,6 mil). A adição mensal de 34,4 mil usuários em agosto também demonstra aceleração na comparação com a ampliação da base registrada em julho, quando a empresa ganhou cerca de 30 mil clientes.

O relatório também mostra que o serviço móvel da Brisanet já está presente em 157 cidades nordestinas. Em agosto, a operação avançou para 24 novos municípios. No total, a infraestrutura de telefonia celular cobre uma área onde vivem 8,1 milhões de habitantes, alta mensal de 15,4%.

Para este ano, após revisão de metas em função de atrasos na implantação do sistema comercial, o objetivo da empresa é levar o serviço de telefonia móvel para 230 cidades, cobrindo um território habitado por mais de 10 milhões de pessoas. Vale lembrar que a operadora já comercializa o 5G FWA, tecnologia que permite usar o sinal de quinta geração móvel como internet fixa, em pelo menos 76 cidades do Nordeste.

Para complementar a infraestrutura celular, a empresa obteve no início deste mês, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o direito de uso da frequência de 2,5 GHz em caráter secundário. A autorização vale para 119 municípios nordestinos. Em julho, recebeu permissão semelhante para uso secundário dos 700 MHz.

Avanço na fibra

Embora a maior parte dos investimentos da Brisanet esteja sendo direcionada para a implantação do 5G, a empresa segue crescendo na banda larga fixa. O acréscimo de clientes em agosto (15,1 mil) foi melhor do que o de julho (11 mil) e levou a base de fibra óptica para 1,38 milhão de acessos.

Na comparação anual, a carteira de clientes de banda larga fixa cresceu 11,6%, registrando uma adição de 144 mil assinantes. O total de casas passadas – isto é, residências que podem contratar o serviço – chegou a 7,06 milhões, com avanço anual de 2,1% e mensal de 0,1%.

O serviço de fibra óptica da Brisanet está disponível em 158 cidades dos nove estados do Nordeste. O take-up da rede (taxa que mede a penetração de assinantes na rede disponível) subiu para 19,6% em agosto, contra 19,5% em julho e 18% em agosto do ano passado.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1005