Brasil e Europa assinam projeto com tecnologia RISC-V para HPC
O Instituto Eldorado, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e o Barcelona Supercomputing Center (BSC) divulgaram parceria em projeto inovador com tecnologia RISC-V para HPC (computação de alto desempenho, na sigla em inglês).
O acordo resultará no desenvolvimento de uma Unidade de Aceleração para Multiplicação de Matrizes integrada a um processador RISC-V. Este projeto pioneiro busca impulsionar os limites da computação de alto desempenho e inteligência artificial.
A iniciativa faz parte do Programa Prioritário de Interesse Nacional PPI-Softex e está alinhada com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no estabelecimento de parcerias tecnológicas entre o Brasil e a União Europeia, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento e o suporte à excelência em pesquisa e desenvolvimento. Recentemente, o Brasil tornou-se Membro Premier da organização RISC-V Internacional, o que reforça o compromisso do país com o desenvolvimento tecnológico global.
No cenário da computação de alto desempenho, os processadores RISC-V são uma alternativa em redução de custos. Com padrão aberto de Conjunto de Instruções, sem o pagamento de royalties e com contribuição global, estão ganhando destaque também pela capacidade de personalização e expansão. Eles oferecem flexibilidade e eficiência equivalente ou superiores às arquiteturas proprietárias tradicionais, afirmam as empresas em comunicado. (Com assessoria de imprensa)