Bolsa brasileira avança com pronunciamento de Bolsonaro
A bolsa de valores brasileira avança nesta nesta terça-feira, 1, pelo pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, o primeiro desde que foi derrotado na disputa presidencial contra o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, depois de mais de um dia de silêncio. As ações da Vale também puxaram o desempenho positivo da bolsa.
Após passar o dia em alta e em compasso de espera, a bolsa atingiu sua máxima durante o curto discurso de Bolsonaro, na expectativa de uma fala pacificando os ânimos e indicando a transição de governo. Em resposta às paralisações dos caminhoneiros em diversos pontos do Brasil como forma de protesto pela vitória de Lula, o presidente pediu que os apoiadores não cerceiam o direito de ir e vir.
O anúncio de transição foi feito pelo senador Ciro Nogueira. Em fala após o pronunciamento do presidente, Nogueira indicou que ele próprio irá conduzir a transição.
Investidores também seguem com otimismo de uma transição mais suave que a inicialmente cogitada, após conversas entre os vice-presidentes de Lula e Bolsonaro. A iniciativa, segundo reportagem do Poder 360, teria partido de Hamilton Mourão, vice de Bolsonaro.
Outro ponto que ajudou a manter os ânimos foi o anúncio de Geraldo Alckmin, eleito vice-presidente, como coordenador da equipe de transição do governo – confirmando notícia que já havia animado investidores na véspera.
Vale
Na bolsa brasileira, são as ações da Vale que dão o tom positivo ao seu principal índice. A mineradora, com o maior peso do Ibovespa, sobe mais de 4%, seguindo a euforia do mercado asiático, após rumores sobre o fim da política de covid zero na China terem provocado fortes altas em bolsas da região.
Os rumores, segundo a Reuters, tiveram origem em um documento que circulou na intenet a respeito da criação de comitê para avaliar o fim de medidas restritivas mais duras para conter a proliferação do vírus. A informação, no entanto, foi negada pelo porta-voz do Ministério de Relações Internacionais do país. Ainda de acordo com a Reuters, o minério de ferro subiu 2,5% nesta madrugada.