Biden sanciona incentivo para produção de semicondutores nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou, nesta terça-feira, 9, a lei que destina subsídio bilionário para produção de semicondutores nos EUA, conhecida como “Chips and Science”. A norma prevê mais de 52 bilhões de dólares (aproximadamente, R$ 270 bilhões) em incentivos para empresas investirem no setor, além de 24 bilhões de dólares em crédito fiscal.
Nas redes sociais, Biden afirmou que a lei é um “esforço para fabricar semicondutores dentro de casa [nos EUA]”. Atualmente, a Ásia é a líder mundial no mercado, que tem alta demanda.
Today, I sign into law the CHIPS and Science Act. It’s a once-in-a-generation law that invests in America by supercharging our efforts to make semiconductors here at home.
Today represents a more secure economy, jobs, and a stronger future for our nation.
America is delivering.
— President Biden (@POTUS) August 9, 2022
Produção de semicondutores
No mesmo dia da sanção dos incentivos à produção de semicondutores, a Micron, uma das principais fabricantes nos EUA, anunciou plano de investimento de R$ 40 bilhões nos próximos 10 anos.
A empresa afirma que o montante é “o maior investimento em memória já feito nos EUA” e atribuiu o feito à nova lei.
“Com a CHIPS and Science Act, a Micron agora pode avançar com confiança em direção a esse plano de investimento significativo e de longo prazo”, consta em nota publicada pela empresa nesta terça.
No comunicado, a empresa também destaca que apenas um em cada 50 chips utilizados nos Estados Unidos é fabricado internamente e a meta é produzir um em cada dez chips na próxima década.
“Isso tem profundas implicações na segurança nacional, pois garante uma cadeia de suprimentos segura “, completa a Micron na nota.
Qualcomm e Globalfoundries
Nesta segunda, 8, a Qualcomm e a GlobalFoundries anunciaram a extensão do contrato de longo prazo para garantir o fornecimento de semicondutores aos EUA até 2028. O anúncio foi feito em evento em Washington, capital dos Estados Unidos.
O acordo garante o fornecimento de wafer e os compromissos de apoiar a fabricação nos EUA por meio da expansão da capacidade de fabricação de semicondutores na fábrica da GlobalFoundries, em Malta, Nova York.