BB oferece adesão ao Open Finance pelo WhatsApp

A jornada acontece por completo no WhatsApp sem interação humana. O BB tem 12 milhões de usuários ativos no aplicativo de mensagens.
BB oferece adesão ao Open Finance pelo WhatsApp - Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A partir desta segunda-feira, 8, os clientes do Banco do Brasil poderão realizar a adesão ao Open Finance no BB pelo WhatsApp. O banco é pioneiro em utilizar o aplicativo de mensagens para o cliente realizar a jornada do consentimento completa.

A jornada acontece por completo no WhatsApp BB (61 4004 0001), sem interação humana, com o cliente falando termos como “open finance”. O assistente virtual entenderá a intenção do cliente e iniciará o processo de consentimento.

O consentimento do cliente é um dos pilares de funcionamento do Open Finance. A partir dele, uma instituição pode consultar os dados que seu cliente possui em outra instituição participante do ecossistema e, dessa forma, personalizar mais as ofertas, já que conhecerá melhor seu perfil.

“Os clientes que consentiram compartilhar dados de outros bancos com o BB já têm percebido na prática melhorias em seu relacionamento conosco, já que esses avanços digitais que o Banco tem promovido reforçam a assessoria qualificada no atendimento negocial”, afirma o presidente do BB, Fausto Ribeiro.

“Desde uma atualização cadastral de forma automatizada até a revisão do limite de crédito e à recomendação de produtos mais aderentes ao seu perfil, como um upgrade de cartão de crédito, por exemplo”, complementa Ribeiro.

Recentemente, o BB divulgou que já gerencia mais de R$ 7 bi em saldos consolidados com outros bancos em sua plataforma de planejamento financeiro no aplicativo do banco, o que já gerou recomendações de economia para os clientes que fizeram o consentimento da ordem de R$ 2,5 bilhões.

Segundo Ribeiro, dos clientes que autorizaram o compartilhamento de dados com o banco, 90% já tiveram algum benefício: 77% receberam ofertas personalizadas a partir dos dados e/ou utilizaram soluções que fazem uso dos dados de Open Finance e 13% tiveram informações cadastrais atualizadas sem necessidade de apresentar documentos ou comparecer à agência.

Pioneirismo

O BB foi o primeiro banco a ter no WhatsApp a jornada completa de Pix, entender mensagens de voz, oferecer renegociação de dívidas sem interação humana, serviços de INSS, cobrança bancária, Informe de Rendimentos Pessoa Física, empréstimo pessoal e ter um assistente virtual especializado em PJ no WhatsApp.

Atualmente, já são mais de 26 milhões de atendimentos e 12 milhões de usuários ativos.

(com assessoria)

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Redação DMI

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