Banda larga terá forte expansão com 5G FWA, projeta Brisanet

Operadora indica que tecnologia que usa rede móvel como banda larga fixa terá maior participação no capex e nas receitas em 2025; expansão do 5G prevê ativação do sinal em João Pessoa em dezembro
Para Brisanet, 5G FWA vai puxar as adições de clientes de banda larga no futuro
José Roberto Nogueira, da Brisanet, mostra confiança no FWA como opção para crescer na banda larga (crédito: Reprodução)

Após iniciar as vendas de 5G FWA em setembro e acelerar as adições de clientes em outubro, a Brisanet projeta alavancar a base de banda larga fixa com o produto. Inclusive, a tecnologia deve abocanhar uma fatia mais volumosa dos investimentos em 2025.

“A expansão da banda larga em FWA vai ser bem significativa. O investimento em 2025 vai ser similar ao de 2024, mas, na banda larga fixa, vai ser mais expressivo, com expectativa de um bom crescimento”, afirmou José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, nesta quinta-feira, 14, em conferência com analistas após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre, no dia anterior.

Em nove meses até setembro, a Brisanet investiu R$ 628 milhões, sendo o 5G responsável por 50% do capex até aqui. A empresa estima terminar 2024 com um desembolso total de R$ 800 milhões.

Em setembro, as vendas de FWA, tecnologia que usa a rede 5G como banda larga fixa, dispensando o uso de cabos, alcançaram cerca de 2,6 mil acessos. Em outubro, as adições de clientes aceleraram para 3,7 mil – na fibra, o incremento foi de 10,1 mil assinantes. Com isso, a base de FWA chegou a 6,35 mil assinantes.

“Entendemos que o FWA vai ser muito relevante na receita do próximo ano, porque estamos construindo as redes 5G tanto nas cidades em que estamos presentes com fibra e em mais de 100 cidades em que não temos FTTH, só rede móvel”, disse Nogueira. “Então, nas cidades em que temos só 5G, vamos entrar de forma mais expressiva no FWA e no móvel. Onde tem fibra e móvel, o FWA terá uma abordagem mais para o mundo corporativo, principalmente para redundância em pequenos negócios”, explicou o executivo.

Expansão da rede móvel

Atualmente, a rede móvel da Brisanet está ative em uma área onde vivem 9 milhões de pessoas. Nogueira destacou que o serviço celular já tem cobertura completa na região metropolitana de Fortaleza e chega a quase 90% da população urbana do interior do Ceará. No Rio Grande do Norte, a rede também cobre 100% da Grande Natal.

Em dezembro, o 5G da Brisanet vai chegar a João Pessoa e cidades da região metropolitana. A meta é de que a capital da Paraíba tenha cobertura completa em fevereiro do ano que vem.

A Brisanet encerrou setembro com uma base de 222,8 mil usuários do seu serviço de telefonia móvel. Em outubro, 32 mil chips foram vendidos, com a carteira chegando a 254,9 mil acessos.

Nogueira afirmou que “a trajetória de crescimento está dentro da nossa expectativa”. Contudo, ponderou que cerca de 40% dos celulares em operação não têm compatibilidade com a rede da Brisanet – as fabricantes precisam atualizar o software de modelos mais antigos –, o que limita o uso da venda de chips por canais digitais.

“A venda online vai entrar até o final do ano, mas não temos uma expectativa muito grande com esse canal. Há a barreira dos celulares, que cada dia vai diminuindo conforme um celular novo é adquirido”, salientou o CEO da operadora nordestina.

Escalada do B2B

Na conferência de resultados, Nogueira também sinalizou que a operadora buscar crescer no B2B – no terceiro trimestre, as receitas no segmento corporativo tiveram alta de 13,5%, superando, percentualmente, o avanço do B2C (+10,9%).

A ideia, segundo o executivo, é usar a infraestrutura de banda larga e ampliar o portfólio de serviços para pequenas empresas. Ele citou cibersegurança e nuvem como produtos que devem compor a oferta.

“Estamos trabalhando para esse mercado. As pequenas empresas, hoje, estão fora do mundo de cibersegurança, mas todo o mercado está vulnerável. Então, no futuro próximo, vamos começar a estruturar o B2B para pequenos e grandes negócios”, indicou.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1087