Banda larga fixa se aproxima de 48 milhões de acessos no Brasil

Assinaturas de internet fixa somam 47,9 milhões até setembro, segundo a Anatel; ISPs ampliam margem e já representam 53,5% do mercado
Banda larga fixa soma 47,9 milhões de clientes no Brasil
Acessos de banda larga fixa se aproximam de novo marco simbólico no Brasil (crédito: Freepik)

A banda larga fixa se aproxima de 48 milhões de acessos em todo o País. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações, até o mês de setembro, havia 47,9 milhões de assinaturas de internet fixa no Brasil.

O total aponta alta de 0,7% em relação a agosto, quando 47,5 milhões de acessos estavam ativos, conforme balanço revisado pelo órgão regulador – inicialmente, os números de agosto indicavam 46,87 milhões de contratos.

No geral, em 12 meses até setembro, as assinaturas de banda larga fixa tiveram um incremento de 8,4%. Em números absolutos, houve adição de cerca de 3,9 milhões de clientes – em setembro de 2022, eram 44,1 milhões de acessos.

Desempenho

Líder de mercado, a Claro teve adição de 22 mil clientes em setembro. Com isso, chegou a 9,9 milhões de assinantes, alta mensal de 0,2%. Observando apenas os dados de fibra óptica, a operadora adicionou 39 mil clientes, chegando a 1,17 milhão de assinaturas com essa tecnologia.

Com 6,63 milhões de acessos, a Vivo aparece em segundo lugar. Em setembro, a operadora adicionou 21 mil clientes, alta de 0,3%. A marca comercial da Telefônica conta com 5,99 milhões de assinaturas com fibra.

Diferentemente das rivais, a Oi perdeu clientes em setembro. A operadora, ao fim do nono mês do ano, contava com 4,87 milhões de assinantes, baixa de 23 mil acessos (-0,5%) em relação a agosto. Em 12 meses, a queda é de 4,6%, pois contava com uma base de 5,1 milhões de acessos em setembro de 2022.

Entre os provedores de serviços de internet (ISPs), a Alloha Fibra ganhou cerca de 4 mil clientes em setembro, totalizando 1,53 milhão. A Brisanet, por sua vez, teve um incremento de 14 mil assinaturas, chegando a 1,25 milhão.

Os números da Desktop cresceram em 6 mil acessos. Com isso, o provedor paulista se aproxima de 1 milhão de clientes, totalizando 999,1 mil até setembro. Vero (830 mil clientes), Algar (805 mil), TIM (796 mil) e Unifique (715 mil) aparecem na sequência.

Os dados da Anatel mostram que os ISPs ampliaram a margem do mercado. Com 25,6 milhões de acessos, os provedores são responsáveis por 53,5% das assinaturas de internet fixa no País. As grandes operadoras, por sua vez, contam com 22,25 milhões de acessos (46,5%).

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Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

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