Banco do Brasil gerencia R$ 7 bi em saldos a partir do Open Finance
Pouco mais de dois meses após iniciar sua ferramenta de Open Finance, o Banco do Brasil já contabiliza 1 milhão de contas pessoais na plataforma de planejamento financeiro de seu aplicativo.
Na categoria de “orçamentos pessoais” dos clientes, já são gerenciados R$ 7 bilhões de recursos, considerando o saldo consolidado da conta do cliente no BB e em outros bancos, cujo compartilhamento já tenha sido autorizado, conforme noticiou o site InfoMoney.
O Open Finance é uma ampliação do Open Banking, permitindo que o cliente dê consentimento para que seus dados sejam compartilhados com instituições financeiras, que não necessariamente ele tem conta, a fim de ter acesso a melhores serviços e produtos.
Esse passou a ser o nome oficial do ecossistema desde março, quando o Banco Central publicou uma resolução sobre o tema.
No caso da plataforma do BB, o app é um agregador que permite que em um mesmo local o cliente tenha acesso a várias contas, facilitando a gestão da sua vida financeira.
Essa possibilidade de serviço já estava liberada para ser ofertada aos consumidores desde a fase 2 do Open Banking, que entrou em vigor em 13 de agosto de 2021. Na prática, a ferramenta do BB ainda não abarca serviços de investimentos, câmbio ou previdência, apenas a gestão de dados financeiros com dados de cadastros, gastos e histórico de crédito.
Outras instituições como Mercado Pago, Itaú, Next, Banco XP, entre outros, já começaram a se aventurar na mesma direção oferecendo agregadores e se conectando com iniciadores de pagamentos.
No Banco XP, por exemplo, a função com o iniciador de pagamento já está habilitada. O usuário consegue fazer um pagamento usando o saldo da conta digital XP via Pix, a partir da interface de um e-commerce.
Quando uma pessoa vai comprar determinado item em um e-commerce, no momento de pagar online, pode escolher a opção “via Open Finance”, entre as alternativas de pagamento. Feito isso, precisará escolher a conta XP, por exemplo, e ela será direcionada para o app, por meio do qual o seu pagamento será confirmado. Em seguida, retornará automaticamente ao e-commerce para finalizar a compra.
No caso do Banco do Brasil, desde maio deste ano, a plataforma “Minhas Finanças” permite agregar informações de outros bancos, além do BB.
Além da ferramenta de planejamento financeiro, a plataforma também permite, com os dados disponibilizados via Open Finance, a criação de uma agenda financeira, com um calendário de compromissos no BB e em outros bancos; extrato multibanco, que reúne lançamentos e saldos das contas; e o perfil de consumo, com gastos e lançamentos separados por categoria.
(com informações do InfoMoney e Agência Estado)