AWS e FGV apresentam marketplace de serviços para gestão pública

Plataforma facilita análise de dados para tomada de decisões e proporciona acesso a soluções tecnológicas voltadas aos estados e municípios.
AWS e FGV apresentam marketplace de serviços para gestão pública
Diretor do FGV DGPE, José Henrique Paim (à dir.), apresenta plataforma FGV Municípios em evento da AWS, parceira no desenvolvimento da ferramenta | Foto: Carolina Cruz/Tele.Síntese

O Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE) apresentou nesta terça-feira, 9, em Brasília, o projeto de marketplace da plataforma FGV Municípios, que possibilita o acesso a soluções voltadas para gestão pública. A ferramenta é desenvolvida em parceria com a Amazon Web Services (AWS), que fornece o suporte de nuvem e aplicações de machine learning.

A apresentação ocorreu durante o AWS Public Sector Symposium, evento que ocorre pela primeira vez no Brasil. Além da Amazon, a plataforma da FGV também é desenvolvida em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), que colabora com consultoria especializada em administração municipal.

A FGV Municípios é uma ferramenta gratuita já implementada, voltada para gestores públicos, que reúne dados de bases públicas e oficiais, possibilitando a visualização de indicadores de forma descomplicada, com análise automatizada. O marketplace é um dos serviços oferecidos na plataforma. Agora, a fundação estuda formas de aprimorar o canal, com curadoria, expandindo  soluções a serem indicadas ao Estado.

O diretor do FGV DGPE, José Henrique Paim, explica que a plataforma e o marketplace auxiliam a lidar com a burocracia das compras públicas e a identificação de soluções já implementadas, que proporcionam segurança jurídica na contratação. “A inovação no setor público é dificultada, muitas vezes, por essa burocracia. E o gestor público, às vezes, é punido por inovar. Nós estamos partindo do princípio de que é possível [inovar], organizando essas informações e de certa forma fazendo essa curadoria, e permitindo que esses parceiros demonstrem onde eles já eventualmente implementaram essa ação [solução]”, disse.

“Em uma análise [de dados] a gente tem condições de, a partir da legislação de compras públicas, indicar qual é a melhor modalidade para compra daquela determinada inovação que vai estar disponível. Então, por exemplo, é uma ajuda tanto para o município como também para uma edtechs [e afins]”, complementa Paim.

Atualmente, serviços da AWS e Ibam já compõem a plataforma.

Paulo Timm, superintendente geral do Ibam, ressalta a importância dos dados na definição dos serviços adequados. “O marketplace traz soluções que são apresentadas para os municípios, mas soluções do próprio tempo e adversidade que existe nesse campo. Elas não são iguais, elas devem ser pensadas para cada uma dessas realidades, porque o Brasil é um país muito desigual em vários sentidos”, afirmou Timm.

Avatar photo

Carolina Cruz

Repórter com trajetória em redações da Rede Globo e Grupo Cofina. Atualmente na cobertura de telecom nos Três Poderes, em Brasília, e da inovação, onde ela estiver.

Artigos: 1173