Aumenta disputa entre Inglaterra e EUA por taxa às bigtechs

Depois de deixar a União Europeia, o Reino Unido também quer taxar as grandes companhias norte-americanas de internet, como Google, Amazon e Facebook.

Depois de ameaçar taxar os vinhos e queijos franceses em retaliação ao imposto sugerido pela França para os serviços das bigtechs, como Google e Amazo, agora é a vez de os Estados Unidos aumentarem as pressões contra a Grã Bretanha. Conforme o Financial Times, a Inglaterra pretende iniciar a taxar as empresas norte-americanas de tecnologia a partir de abril deste ano. E os Estados Unidos já reagem, também ameaçando aumentar os impostos de produtos ingleses.

Mas o governo britânico peretende arrecadar 500 milhões de libras por ano, e já teria incluído na previsão orçamentária. Assim como o governo francês, a Inglaterra também defende que esses impostos sejam decididos no âmbito da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que reúne os 36 países mais ricos do planeta. Os dois países afirmam que desistirão de seus impostos locais, depois que um acordo global for efetivado.

Mas na própria organização, já há quem defenda que o acordo seja opcional, o que opõe o governo francês, e agora britânico, que entendem que a decisão  deverá ser mandatória.

França recuou de implementação de sua taxa, de 3% sobre os serviços digitais enquanto as negociações continuam com os Estados Unidos.

 

 

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11017