AT&T vai testar publicidade programática na TV ainda este ano
A AT&T lançará uma plataforma para venda de espaços publicitários em programação televisiva ainda este ano. Segundo o diário The Wall Street Journal, dos Estados Unidos, a operadora vai oferecer a agências de publicidade o acesso a um software que permitirá a compra de intervalos e a exibição e anúncios conforme o público-alvo desejado, em 26 milhões de residências no país.
A tecnologia teria sido desenvolvida pela firma Videology. O funcionamento seria semelhante à venda de publicidade na internet, em que o click pode valer mais ou menos conforme a palavra, em modelo semelhante a leilões. Os publicitários poderão comprar intervalos na programação exibida a assinantes U-Verse e DirecTV, a partir do terceiro trimestre.
Nos Estados Unidos, a operadora não será a primeira a tentar o feito de copiar o modelo de receita com publicidade programática praticado por Google, Facebook, Yahoo, Microsoft e cia. Semana passada, ou canal NBCUniversal também anunciou que testará a tecnologia. Haverá diferenças, no entanto, em relação ao modelo praticado na web. A principal será diz respeito ao imediatismo da compra. Ao contrário do que acontece com links patrocinados, na TV o cliente vai comprar um intervalo com dias de antecedência.
Executivo da operadora ouvido pelo jornal não explicou como serão os contratos com as programadoras para a oferta dos espaços publicitários. Mas comentou que pouco depois de lançada, a plataforma ganhará ferramentas para publicação de anúncios em conteúdo visto por streaming. Ontem, a AT&T anunciou que terá três modelos de venda de conteúdo de TV via internet, sendo um deles gratuito, rentabilizado por publicidade. AT&T é dona da Sky no Brasil. (Com agências internacionais)