AT&T promete ativar redes móveis 5G em 12 cidades dos EUA até o final de 2018

Empresa não diz quais serão os mercados, qual tecnologia será empregada, nem quais os fornecedores escolhidos.

A AT&T soltou comunicado nesta quinta-feira, 04, no qual se compromete a lançar redes de telefonia móvel que usam os padrões 5G recém definidos até o final deste ano. A empresa destaca que serão redes celulares, voltadas para o consumidor final.

Não diz, no entanto, quais são as cidades, quais os fornecedores, nem se espera que haja clientes – uma vez que ainda não há no mercado celulares compatíveis – ou quais serão os fornecedores. Ainda assim, a AT&T frisa que o lançamento das novas redes não esgotam as possibilidades da 5G.

A operadora afirma trabalhar em diversas frentes, e deve lançar no futuro, o qual não definiu, também produtos 5G para acesso fixo à internet. Estes vão conviver com acessos por fibra óptica e G.Fast (ultra banda larga por cobre).

O anúncio parece responder a notícias recentes de Verizon e T-Mobile. Ambas realizaram testes com diferentes tecnologias que serão empregadas nas redes móveis de quinta geração. A AT&T, no entanto, provoca as concorrentes. Afirma que seus lançamentos vão seguir à risca a padronização do 3GPP, estabelecida em dezembro.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11017