AT&T lançará serviço de streaming financiado por publicidade
A AT&T planeja lançar versões over-the-top de seus serviços de TV paga, nos Estados Unidos, até o final do ano. O serviços hoje da DirecTV, atualmente fornecidos por satélite no país, passariam a ser acessíveis a partir de qualquer conexão com a internet, em qualquer dispositivos – inclusive smartphones, tablets e smart TVs. Uma das versões funcionará sem necessidade de assinatura, financiada por publicidade.
O lançamento deve acontecer no começo do quarto trimestre do ano, com três pacotes diferentes: DirecTV Now, DirecTV Mobile e DirecTV Preview. A intenção é adotar modelo semelhante ao do Netflix, em que a assinatura permite o uso simultâneo em mais de um dispositivo.
O DirecTV Now será o mais parecido com as ofertas de TV paga atuais. Ele terá diferentes pacotes de canais, com acesso a conteúdos sob demanda e programação ao vivo. O DirecTV Mobile será mais barato e terá conteúdo feito exclusivamente para dispositivos móveis. O DirecTV Preview, por sua vez, será gratuito, oferecendo degustações de parte da programação com custos pagos por anunciantes.
“Queremos oferecer uma experiência de qualidade em TV por assinatura, incluindo os melhores canais, esportes e mais, com valor adicionado e a flexibilidade do streaming sem necessidade de instalações”, dissse John Stankey, CEO da unidade de entretenimento da AT&T. Segundo a empresa, atualmente, os assinantes de TV já acessam apps para consumo de conteúdo adicional pela internet, que transmitem 60 milhões de vídeos por mês.
A companhia diz que não tem intenção de deixar de vender os pacotes tradicionais de TV paga satelital. A companhia adquiriu a DirecTV ano passado, por US$ 49 bilhões, passando a ser a maior operadora de TV por assinatura do mundo, com base de 45 milhões de usuários.