AT&T fecha acordo com IBM e Microsoft na área de cloud
A AT&T fechou nesta semana acordos importantes para a área de nuvem. Com a IBM, a operadora pretende atualizar as aplicações da AT& Business, unidade corporativa, para poder migrá-las no futuro para a IBM Cloud. A IBM também vai oferecer infraestrutura e suporte às aplicações do segmento corporativo da tele norte americana, e será fornecedora (embora não a única) de soluções de SDN. As duas empresas também vão ainda colaborar em plataformas de edge computing. O valor do contrato não foi revelado.
Já o contrato com a Microsoft vale cerca de US$ 2 bilhões. A companhia de software de Redmond passará a ser fornecedora de nuvem para a AT&T para serviços e processos não relativos às redes da operadora. Assim, a AT&T passa a usar, por exemplo, o Office 360 e terá um prazo para migrar para a Microsoft Azure.
A Microsoft também vai criar soluções de edge computing que se beneficiem da rede 5G que a AT&T está construindo nos EUA, e prevista para ter alcance nacional até o fim do primeiro semestre de 2020. Entre os produtos previstos estão soluções de voz, colaboração, conferência, segurança pública e cibersegurança. As empresa já eram parceiras no desenvolvimento de blockchain, soluções corporativas e IoT.
As empresas citam como exemplo a criação de um produto para serviços públicos de emergência capaz de transcrever e traduzir instantaneamente chamadas em língua estrangeira, usando inteligência artificial e a rede 5G.