Ataques DDoS crescem 125% em um ano

Levantamento da Akamai mostra aumento dos mega-ataques, aqueles que bombardeiam os servidores com mais de 100 Gbps de dados.

A Akamai, dona de uma rede global de entrega de conteúdo (CDN, na sigla em inglês) divulgou nesta terça-feira, 07, um relatório sobre os ataques DDoS registrados no primeiro trimestre de 2016. Também faz um alerta para o aumento significativo dos ataques a servidores mundo afora.

De acordo com os dados coletados pela empresa, aconteceram pouco mais de 4,5 mil ataques DDoS a seus servidores, em todo o globo. O número representa um aumento de 125% sobre o primeiro trimestre de 2015. 

A maioria desses ataques de reflexão, que usam ferramentas baseadas em stresser/booter. “Essas ferramentas rebatem o tráfego para fora dos servidores que rodam serviços vulneráveis como DNS, CHARGEN e NTP. De fato, 70 por cento dos ataques DDoS do 1º trimestre usaram os vetores de fragmentos DNS, CHARGEN, NTP ou UDP baseados em reflexão”, explica a empresa.

Houve aumento de 142,14% dos ataques à camada de infraestrutura, 34,98% de redução da duração média dos ataques (16,14 contra 24,82 horas) no primeiro trimestre de 2015. Mais preocupante, os mega-ataques, aqueles que bombardeiam os servidores com mais de 100 Gbps, cresceram 137,5%, somando 19 entre janeiro e março. (Com assessoria de imprensa)

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11113