Ascenty vai ofertar soluções brasileiras de IA da WideLabs

Parceira inclui a plataforma Amazônia IA, LLM conversacional em português brasileiro; aplicações serão disponibilizadas globalmente por meio de marketplace
Ascenty vai ofertar soluções de IA da WideLabs
Ascenty inclui IA brasileira da WideLabs em sua oferta global (crédito: Freepik)

A provedora de serviços de data center Ascenty e a startup WideLabs firmaram uma parceria para ampliar a oferta de soluções de Inteligência Artificial (IA). A colaboração visa a oferecer aplicações com base na tecnologia, incluindo o grande modelo de linguagem (LLM, na sigla em inglês) Amazônia IA, para clientes da Ascenty em todo o mundo.

A oferta será disponibilizada por meio do Service Directory, marketplace dentro da plataforma ServiceFabric, da Digital Realty – dona da Ascenty, ao lado da Brookfield Infrastructure. A ServiceFabric, inclusive, foi implantada recentemente em uma unidade da empresa em São Paulo.

Em comunicado, as parceiras ressaltaram que as soluções ofertadas terão foco em privacidade, segurança e preocupação com o meio ambiente. Além disso, a Amazônia IA, especificamente, segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e adota medidas rigorosas para proteger os dados dos usuários.

A Amazônia IA é um LLM conversacional em português brasileiro. A solução foi desenvolvida pela WideLabs, em parceria com a Oracle e a Nvidia.

“Ao integrar o Amazônia IA à nossa plataforma, estamos oferecendo às empresas uma solução de IA de ponta, desenvolvida no Brasil e com um forte compromisso com a sustentabilidade”, afirma Vinicius Minetto, diretor executivo de vendas da Ascenty, em nota.

O LLM brasileiro, vale lembrar, opera totalmente com energia limpa e renovável. O modelo pode ser aplicado nas áreas jurídica, de educação, cultura, saúde, segurança, marketing e vendas.

“A colaboração com a Ascenty nos permite uma escalabilidade sem precedentes. Com o ServiceFabric, teremos acesso a 500 datacenters e milhares de empresas ao redor do mundo, garantindo não apenas alcance global, mas também a confiabilidade e robustez que as empresas demandam”, diz Nelson Leoni, CEO da WideLabs, também em comunicado.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11075