ARM também vai cortar relações com Huawei

Empresa britânica criadora da arquitetura dos chipsets para smartphones usa tecnologia desenvolvida nos EUA e, portanto, se diz sujeita ao embargo norte-americano.
Background image created by Xb100 - Freepik.com
Background image created by Xb100 – Freepik.com

A desenvolvedora de chips móveis ARM anunciou que também irá cortar quaisquer relações comerciais com a Huawei. Embora seja britânica, a ARM explica que terá de parar de licenciar sua tecnologia para a fabricante chinesa pois parte foi criada ou usa conceitos originalmente elaborados nos Estados Unidos. Dessa forma, precisará obedecer ao embargo a que a asiática está sujeita.

A Huawei foi banida do mercado norte-americano na última semana, após o Departamento de Comércio considerá-la um risco à segurança nacional. Ao mesmo tempo, o presidente do país, Donald Trump, emitiu decreto que permite ao governo supervisionar e vetar o comércio de companhias locais, tais como operadoras, com empresas estrangeiras de países considerados adversários dos EUA. Além disso, China e EUA travam intensa guerra comercial, com elevação de tarifas de ambos os lados.

Segundo a BBC News, que primeiro noticiou a decisão da ARM, os funcionários da empresa já teriam sido orientados a cortar laços com a Huawei e abandonar também possíveis prospectos com a chinesa.

A decisão é um duro golpe sobre a chinesa, uma vez que a arquitetura criada pela ARM é usada nos chipsets móveis por todos os fabricantes e em torno dela se dá o desenvolvimento dos sistemas operacionais para smartphones, seja Android, seja iOS. Com o fim das relações, a HiSilicon, empresa pertencente à Huawei e fabricante de seus processadores, não poderá mais produzir chips com tecnologia ARM.

A mesma BBC afirma que a geração 985 dos chips Kirin, da HiSilicon, não será afetada. Mas a geração seguinte terá de ser desenhada do zero pela empresa, sem qualquer tecnologia ARM.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122