App do C6 Bank ganha assistente de transações com IA generativa

Ferramenta será disponibilizada para todos os usuários do aplicativo a partir de 2 de dezembro; C6 Assistant é capaz de fazer Pix e pagamentos de boletos com base em imagens
C6 Bank terá assistente de IA generativa para transações financeiras
Gustavo Torres, do C6 Bank, apresenta o assistente de IA do banco (crédito: TeleSintese)

O C6 Bank anunciou, nesta quinta-feira, 28, que o seu aplicativo bancário vai ganhar um assistente virtual com base em Inteligência Artificial (IA) generativa. A ferramenta será disponibilizada a todos os clientes ao longo da próxima semana, por meio de atualizações a partir da próxima segunda-feira, 2 de dezembro.

No lançamento, o “C6 Assistant”, como a solução é chamada, terá foco em transações financeiras. O chatbot vai funcionar dentro do aplicativo e será capaz de fazer Pix e pagamentos de boletos sem a necessidade de digitar dados de outro correntista ou de documentos.

Isso porque a ferramenta foi projetada para identificar dados em fotos, prints de tela, arquivos e até mesmo textos escritos à mão. Mensagens de texto em outros aplicativos, como o WhatsApp, também podem ser lidas pela IA para agilizar a identificação da chave Pix e o valor a ser transferido.

“O nosso assistente de IA generativa está 100% embarcado no aplicativo. Está no coração da experiência, na home, na barra de busca, disponível sempre que o cliente quiser utilizar”, disse Gustavo Torres, responsável pela área de inovação e experiência do C6 Bank, em encontro com jornalistas, na sede do banco, em São Paulo.

O usuário do aplicativo também poderá interagir com o assistente para realizar transações financeiras, por exemplo, pedindo que a ferramenta faça um Pix de determinado valor para um contato em sua agenda.

Elaboração da IA

Torres informou que o C6 Assistant levou cerca de um ano para ficar pronto e foi construído usando os principais LLMs (grandes modelos de linguagem) disponíveis no mercado. O banco limitou a interação da IA para assuntos pertinentes ao universo financeiro.

Para reforçar a segurança da solução, a instituição financeira optou por criar o próprio assistente e incorporá-lo ao seu aplicativo, em vez de se apoiar em um software de terceiro. Desse modo, todas as interações são realizadas dentro do ambiente digital do banco.

“Preferimos não usar apps de mensagem de terceiros porque nem sempre estão preparados para transações financeiras. Então, a decisão foi trazer para o aplicativo do C6 e, assim, garantir a segurança do nosso cliente e que ele use o assistente para fazer toda e qualquer transação no app”, afirmou José Luiz Santana, chefe de segurança do C6 Bank.

Santana também destacou que o assistente é agnóstico e utiliza ao menos dois LLMs para cada função, de modo que um modelo controle a atividade do outro para evitar falhas e alucinações. Inclusive, como a solução foi construída em cima de modelos abertos, o banco ressaltou que todas as plataformas são continuamente testadas, a fim de que o assistente utilize a mais adequada em cada tarefa.

Ainda no que diz respeito à segurança, para efetuar as operações com o assistente, as transações precisarão ser feitas mediante autenticação do usuário e inserção de senha ou biometria facial.

Futuras atualizações

A equipe do C6 Bank indicou que, até o fim do primeiro trimestre de 2025, o assistente de IA deve ganhar novas funcionalidades. A ideia é que o C6 Assistant também possa interagir na área de investimentos, inclusive realizando aportes e resgates por meio de comandos simples.

O planejamento ainda prevê funções de análise de despesa e agendamento de pagamento de boletos, além da capacidade de interação por voz.

“Vamos fazer isso tudo também funcionar por voz. É uma questão de acessibilidade também. Será possível fazer Pix, pagamento, investimento de uma forma muito simples”, assegurou Torres.

O C6 ainda sinalizou que pretende incorporar o Open Finance a conta global do banco ao assistente de IA.

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Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

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